H.J. Koellreutter e a Revista Música Viva: apontamentos sobre a modernidade musical brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Faces da História |
Texto Completo: | https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/185 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é retomar os episódios iniciais da elaboração de uma estética musical modernista no Brasil. Em um contexto no qual nacionalismo e modernidade interagiam de modo fecundo, embora precário, o sistema foi inicialmente atualizado por um novo nacionalismo expresso teoricamente no Ensaio Sobre a Música Brasileira, de Mário de Andrade, dando continuidade às ideias oficializadas pela Semana de 22. Posteriormente, até a publicação da “Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil” (1950), redigida pelo compositor Mozart Camargo Guarnieri, essa corrente sofreu profunda influência das novas experiências do cosmopolitismo trazidas à discussão por H. J. Koellreutter (1915-2005), nas duas fases da revista Música Viva (1940-1941 e 1947-1948). Será fundamentalmente sobre esse papel polêmico da revista, e de seu principal animador (ambos geradores de debates e rupturas) que falaremos nas próximas páginas. |
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H.J. Koellreutter e a Revista Música Viva: apontamentos sobre a modernidade musical brasileiraH. J. Koellreutter, revista Música Viva, modernismo, cosmopolitismo.O objetivo deste artigo é retomar os episódios iniciais da elaboração de uma estética musical modernista no Brasil. Em um contexto no qual nacionalismo e modernidade interagiam de modo fecundo, embora precário, o sistema foi inicialmente atualizado por um novo nacionalismo expresso teoricamente no Ensaio Sobre a Música Brasileira, de Mário de Andrade, dando continuidade às ideias oficializadas pela Semana de 22. Posteriormente, até a publicação da “Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil” (1950), redigida pelo compositor Mozart Camargo Guarnieri, essa corrente sofreu profunda influência das novas experiências do cosmopolitismo trazidas à discussão por H. J. Koellreutter (1915-2005), nas duas fases da revista Música Viva (1940-1941 e 1947-1948). Será fundamentalmente sobre esse papel polêmico da revista, e de seu principal animador (ambos geradores de debates e rupturas) que falaremos nas próximas páginas.UNESP2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/185Faces da História; Vol. 1 Núm. 2 (2014): História e Filosofia: elos e confrontos entre genealogia e hermenêutica na historiografia; 161-185Faces da História; v. 1 n. 2 (2014): História e Filosofia: elos e confrontos entre genealogia e hermenêutica na historiografia; 161-1852358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/185/180https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/185/1698Copyright (c) 2014 Faces da Historiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Leandro Candido de2021-06-23T18:31:04Zoai:seer.assis.unesp.br:article/185Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2021-06-23T18:31:04Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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