Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fábio Caires
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Rafael Furtado da, Cardoso, Deisiane Neves de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17687
Resumo: Tornar as questões ambientais fundamentalmente necessárias e urgentes nestes tempos e trópicos, tempos de uso massivo – nos últimos dois séculos e especialmente pós-Segunda Guerra Mundial – das tecnologias de produção, significa requerer o mínimo existencial, ou seja, condições razoáveis para uma boa qualidade de vida. O objetivo deste artigo é duplo: por um lado, pretendemos apresentar a contribuição filosófica de Hans Jonas à questão ecológica; por outro, gostaríamos de destacar como, justamente a partir dessa reflexão, é possível adquirir uma conscientização adequada – desde a promoção de uma educação ambiental – dos riscos ambientais ligados aos desenvolvimentos tecnológico e econômico. Primeiramente, analisamos a contribuição de Jonas para a redefinição do conceito de natureza. Em segundo lugar, procuramos esclarecer em que termos e com que consequências, segundo Jonas, a natureza humana ocupa um lugar central na revisão global do conceito de natureza e manifesta-se em termos de um princípio ético fundamental. Por fim, tentamos explicar quais as consequências daí decorrentes para a proteção da ecologia inteira.
id UNESP-7_188599febeca36c02732fc3af9e87313
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/17687
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans JonasNaturaleza, acción tecnológica y ética: caminos para una educación ambiental desde Hans JonasNature, technological and ethical action: paths for environmental education since Hans JonasNatureHans JonasTechnologyCriticismNaturezaHans JonasTecnologiaCríticaNaturalezaHans JonasTecnologíaCríticaTornar as questões ambientais fundamentalmente necessárias e urgentes nestes tempos e trópicos, tempos de uso massivo – nos últimos dois séculos e especialmente pós-Segunda Guerra Mundial – das tecnologias de produção, significa requerer o mínimo existencial, ou seja, condições razoáveis para uma boa qualidade de vida. O objetivo deste artigo é duplo: por um lado, pretendemos apresentar a contribuição filosófica de Hans Jonas à questão ecológica; por outro, gostaríamos de destacar como, justamente a partir dessa reflexão, é possível adquirir uma conscientização adequada – desde a promoção de uma educação ambiental – dos riscos ambientais ligados aos desenvolvimentos tecnológico e econômico. Primeiramente, analisamos a contribuição de Jonas para a redefinição do conceito de natureza. Em segundo lugar, procuramos esclarecer em que termos e com que consequências, segundo Jonas, a natureza humana ocupa um lugar central na revisão global do conceito de natureza e manifesta-se em termos de um princípio ético fundamental. Por fim, tentamos explicar quais as consequências daí decorrentes para a proteção da ecologia inteira.Hacer fundamentalmente necesarias y urgentes las cuestiones ambientales en estos tiempos y trópicos, tiempos de uso masivo – en los últimos dos siglos y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial – de las tecnologías de producción, significa exigir el mínimo existencial, es decir, condiciones razonables para una buena calidad de vida. El propósito de este artículo es doble: por un lado, pretendemos presentar la contribución filosófica de Hans Jonas a la cuestión ecológica; por otro lado, nos gustaría resaltar cómo, precisamente a partir de esta reflexión, es posible adquirir una adecuada conciencia – desde la promoción de una educación ambiental – de los riesgos ambientales vinculados a los avances tecnológico y económico. En primer lugar, analizamos la contribución de Jonas a la redefinición del concepto de naturaleza. En segundo lugar, tratamos de aclarar en qué términos y con qué consecuencias, según Jonas, la naturaleza humana ocupa un lugar central en la revisión global del concepto de naturaleza y se manifiesta en términos de un principio ético fundamental. Por último, intentamos explicar qué consecuencias conlleva esto para la protección de toda la ecología.Making environmental issues fundamentally necessary and urgent in these times and tropics, times of massive use – in the last two centuries and especially after World War II – of production technologies, means requiring the existential minimum, i.e., reasonable conditions for good quality of life. The purpose of this paper is twofold: on the one hand, we intend to present the philosophical contribution of Hans Jonas to the ecological issue, on the other hand, we would like to highlight how precisely from this reflection it is possible to acquire adequate awareness, from the promotion of environmental education, environmental risks linked to technological and economic developments. First, we analyze Jonas’s contribution to the redefinition of the concept of nature. Secondly, we try to clarify in what terms and with what consequences, according to Jonas, human nature occupies a central place in the global revision of the concept of nature and manifests itself in terms of a fundamental ethical principle. Finally, let us try to explain what consequences this entails for the protection of the integral ecology.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2023-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1768710.18675/1981-8106.v33.n.66.s17687Educação: Teoria e Prática; Vol. 33 No. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]Educação: Teoria e Prática; Vol. 33 Núm. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]Educação: Teoria e Prática; v. 33 n. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]1981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17687/12807Copyright (c) 2023 Educação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Fábio CairesSilva, Rafael Furtado da Cardoso, Deisiane Neves de Oliveira2023-09-28T12:51:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/17687Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2023-09-28T12:51:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
Naturaleza, acción tecnológica y ética: caminos para una educación ambiental desde Hans Jonas
Nature, technological and ethical action: paths for environmental education since Hans Jonas
title Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
spellingShingle Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
Correia, Fábio Caires
Nature
Hans Jonas
Technology
Criticism
Natureza
Hans Jonas
Tecnologia
Crítica
Naturaleza
Hans Jonas
Tecnología
Crítica
title_short Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
title_full Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
title_fullStr Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
title_full_unstemmed Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
title_sort Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas
author Correia, Fábio Caires
author_facet Correia, Fábio Caires
Silva, Rafael Furtado da
Cardoso, Deisiane Neves de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Rafael Furtado da
Cardoso, Deisiane Neves de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Fábio Caires
Silva, Rafael Furtado da
Cardoso, Deisiane Neves de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Nature
Hans Jonas
Technology
Criticism
Natureza
Hans Jonas
Tecnologia
Crítica
Naturaleza
Hans Jonas
Tecnología
Crítica
topic Nature
Hans Jonas
Technology
Criticism
Natureza
Hans Jonas
Tecnologia
Crítica
Naturaleza
Hans Jonas
Tecnología
Crítica
description Tornar as questões ambientais fundamentalmente necessárias e urgentes nestes tempos e trópicos, tempos de uso massivo – nos últimos dois séculos e especialmente pós-Segunda Guerra Mundial – das tecnologias de produção, significa requerer o mínimo existencial, ou seja, condições razoáveis para uma boa qualidade de vida. O objetivo deste artigo é duplo: por um lado, pretendemos apresentar a contribuição filosófica de Hans Jonas à questão ecológica; por outro, gostaríamos de destacar como, justamente a partir dessa reflexão, é possível adquirir uma conscientização adequada – desde a promoção de uma educação ambiental – dos riscos ambientais ligados aos desenvolvimentos tecnológico e econômico. Primeiramente, analisamos a contribuição de Jonas para a redefinição do conceito de natureza. Em segundo lugar, procuramos esclarecer em que termos e com que consequências, segundo Jonas, a natureza humana ocupa um lugar central na revisão global do conceito de natureza e manifesta-se em termos de um princípio ético fundamental. Por fim, tentamos explicar quais as consequências daí decorrentes para a proteção da ecologia inteira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17687
10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17687
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17687
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17687
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17687/12807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 33 No. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]
Educação: Teoria e Prática; Vol. 33 Núm. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]
Educação: Teoria e Prática; v. 33 n. 66 (2023): Publicação Contínua; e44[2023]
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215814385696768