Final-idades dos Tempos da Infância: crianças pequenas, relações de idade e Educação Infantil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4570 |
Resumo: | O presente artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que buscou investigar, através do estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma Pedagogia anti-idadista e interetária. |
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Final-idades dos Tempos da Infância: crianças pequenas, relações de idade e Educação Infantil.Educação Infantil. Relações de idade. Criança pequena. Infância.Educação InfantilO presente artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que buscou investigar, através do estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma Pedagogia anti-idadista e interetária.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa etnográficaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4570Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 160 - 177Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 160 - 177Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 160 - 1771981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4570/4344Prado, Patricia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4570Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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