Final-idades dos Tempos da Infância: crianças pequenas, relações de idade e Educação Infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Patricia Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4570
Resumo: O presente artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que buscou investigar, através do estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma Pedagogia anti-idadista e interetária.
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