A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365 |
Resumo: | Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo refletir sobre a formação de professores com habilitação específica para o magistério, nos parâmetros relacionados à Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases complementares, a qual a primeira foi relativa a uma revisão de literatura sobre os aspectos da Educação Física escolar e à formação dos professores generalistas e especialistas. Na segunda etapa, uma pesquisa exploratória foi desenvolvida utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas, aplicado a uma amostra de professores de primeira à quarta séries do primeiro grau, nas escolas da rede oficial de ensino da cidade de Rio Claro. Os dados coletados foram analisados descritivamente e indicam que a população alvo do estudo não se sente capacitada ou habilitada para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física escolar. Neste sentido, sugere-se uma reflexão maior nos cursos de formação, a fim de efetivamente contribuir para o enriquecimento do aspecto educacional como um todo. |
id |
UNESP-7_1a64e62f8944bf437de17ec67d005f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2365 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica*Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo refletir sobre a formação de professores com habilitação específica para o magistério, nos parâmetros relacionados à Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases complementares, a qual a primeira foi relativa a uma revisão de literatura sobre os aspectos da Educação Física escolar e à formação dos professores generalistas e especialistas. Na segunda etapa, uma pesquisa exploratória foi desenvolvida utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas, aplicado a uma amostra de professores de primeira à quarta séries do primeiro grau, nas escolas da rede oficial de ensino da cidade de Rio Claro. Os dados coletados foram analisados descritivamente e indicam que a população alvo do estudo não se sente capacitada ou habilitada para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física escolar. Neste sentido, sugere-se uma reflexão maior nos cursos de formação, a fim de efetivamente contribuir para o enriquecimento do aspecto educacional como um todo.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 30Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 30Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 301981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365/2103Schwartz, Gisele MariaRamos, Glauco N. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-26T11:31:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2365Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-26T11:31:33EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
title |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
spellingShingle |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* Schwartz, Gisele Maria |
title_short |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
title_full |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
title_fullStr |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
title_full_unstemmed |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
title_sort |
A Prática Pedagógica em Educação Física: uma análise crítica* |
author |
Schwartz, Gisele Maria |
author_facet |
Schwartz, Gisele Maria Ramos, Glauco N. S. |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Glauco N. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Gisele Maria Ramos, Glauco N. S. |
description |
Este estudo de caráter qualitativo teve por objetivo refletir sobre a formação de professores com habilitação específica para o magistério, nos parâmetros relacionados à Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases complementares, a qual a primeira foi relativa a uma revisão de literatura sobre os aspectos da Educação Física escolar e à formação dos professores generalistas e especialistas. Na segunda etapa, uma pesquisa exploratória foi desenvolvida utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas, aplicado a uma amostra de professores de primeira à quarta séries do primeiro grau, nas escolas da rede oficial de ensino da cidade de Rio Claro. Os dados coletados foram analisados descritivamente e indicam que a população alvo do estudo não se sente capacitada ou habilitada para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física escolar. Neste sentido, sugere-se uma reflexão maior nos cursos de formação, a fim de efetivamente contribuir para o enriquecimento do aspecto educacional como um todo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2365/2103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 30 Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 30 Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 30 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215810670592000 |