A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maria Clara Ede
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bertagna, Regiane Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792
Resumo: Com a disseminação dos preceitos neoliberais a partir da década 1990, as parcerias de cunho público-privado na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não-Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos, desencadeou em governos estaduais e municipais a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação externa em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar como se estabeleceu a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto ao acesso às informações sobre a contratação e finalização das parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nesta rede de ensino nos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não- transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares.
id UNESP-7_24a7334f32ae4639409eafca4547dad8
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9792
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSOParcerias Público-Privada. Transparência Pública. Controle Social. Avaliação em larga escalaCom a disseminação dos preceitos neoliberais a partir da década 1990, as parcerias de cunho público-privado na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não-Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos, desencadeou em governos estaduais e municipais a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação externa em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar como se estabeleceu a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto ao acesso às informações sobre a contratação e finalização das parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nesta rede de ensino nos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não- transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/979210.18675/1981-8106.vol25.n50.p504-519Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 504-519Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 504-519Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 504-5191981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/7331https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/10444Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Maria Clara EdeBertagna, Regiane Helena2018-04-11T13:50:37Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9792Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:50:37EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
title A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
spellingShingle A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
Amaral, Maria Clara Ede
Parcerias Público-Privada. Transparência Pública. Controle Social. Avaliação em larga escala
title_short A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
title_full A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
title_fullStr A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
title_full_unstemmed A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
title_sort A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
author Amaral, Maria Clara Ede
author_facet Amaral, Maria Clara Ede
Bertagna, Regiane Helena
author_role author
author2 Bertagna, Regiane Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Maria Clara Ede
Bertagna, Regiane Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Parcerias Público-Privada. Transparência Pública. Controle Social. Avaliação em larga escala
topic Parcerias Público-Privada. Transparência Pública. Controle Social. Avaliação em larga escala
description Com a disseminação dos preceitos neoliberais a partir da década 1990, as parcerias de cunho público-privado na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não-Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos, desencadeou em governos estaduais e municipais a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação externa em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar como se estabeleceu a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto ao acesso às informações sobre a contratação e finalização das parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nesta rede de ensino nos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não- transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p504-519
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p504-519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/7331
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/10444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 504-519
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 504-519
Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 504-519
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812421713920