A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792 |
Resumo: | Com a disseminação dos preceitos neoliberais a partir da década 1990, as parcerias de cunho público-privado na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não-Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos, desencadeou em governos estaduais e municipais a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação externa em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar como se estabeleceu a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto ao acesso às informações sobre a contratação e finalização das parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nesta rede de ensino nos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não- transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares. |
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A OPACIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O SETOR PRIVADO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSOParcerias Público-Privada. Transparência Pública. Controle Social. Avaliação em larga escalaCom a disseminação dos preceitos neoliberais a partir da década 1990, as parcerias de cunho público-privado na área educacional se intensificaram no Brasil. A atuação de Organizações Não-Governamentais e/ou Organizações Sem Fins Lucrativos, desencadeou em governos estaduais e municipais a procura por meios de melhorar a qualidade das escolas de maneira aligeirada, com vistas à elevação dos índices na avaliação externa em larga nacional. O objetivo deste trabalho é analisar como se estabeleceu a relação entre duas organizações privadas - a Fundação CESGRANRIO (CES) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) - com o governo estadual de Mato Grosso, por meio da análise da fala dos participantes da pesquisa e suas percepções quanto ao acesso às informações sobre a contratação e finalização das parcerias, no período de 2006-2008. Foram sujeitos da pesquisa profissionais que atuaram nesta rede de ensino nos municípios de Cuiabá e Cáceres, a saber: gestores, coordenadores pedagógicos e professores, profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT. Observa-se a crescente adesão a modelos privados na educação pública, por meio de organizações que introduzem o modelo de administração empresarial, que por sua vez, influencia o funcionamento das redes públicas a partir da lógica de mercado, e muitas vezes, alicerçadas em transações comerciais opacas e não- transparentes, ferindo o princípio federal da Transparência Pública e as relações sociais e escolares.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/979210.18675/1981-8106.vol25.n50.p504-519Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 504-519Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 504-519Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 504-5191981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/7331https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9792/10444Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Maria Clara EdeBertagna, Regiane Helena2018-04-11T13:50:37Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9792Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:50:37EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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