O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507 |
Resumo: | Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico. |
id |
UNESP-7_2fb9d1cc4c4ba543e9462ad531410ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5507 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentidoPrática pedagógicaensino de língua estrangeiraensino de gramáticaensino significativoMuito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2013-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesInterpretativista; Análise de discursoapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegimage/jpegapplication/x-ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/550710.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 106-126Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 106-126Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 106-1261981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/5091https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9348https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9349https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9350https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9363Reis, Valdeni da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T12:11:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5507Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T12:11:54EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
title |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
spellingShingle |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido Reis, Valdeni da Silva Prática pedagógica ensino de língua estrangeira ensino de gramática ensino significativo |
title_short |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
title_full |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
title_fullStr |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
title_full_unstemmed |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
title_sort |
O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido |
author |
Reis, Valdeni da Silva |
author_facet |
Reis, Valdeni da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Valdeni da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica ensino de língua estrangeira ensino de gramática ensino significativo |
topic |
Prática pedagógica ensino de língua estrangeira ensino de gramática ensino significativo |
description |
Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Interpretativista; Análise de discurso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/5091 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9348 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9349 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9350 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword image/jpeg image/jpeg application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 106-126 Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 106-126 Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 106-126 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811470655488 |