O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valdeni da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507
Resumo: Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.
id UNESP-7_2fb9d1cc4c4ba543e9462ad531410ac6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5507
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentidoPrática pedagógicaensino de língua estrangeiraensino de gramáticaensino significativoMuito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2013-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesInterpretativista; Análise de discursoapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegimage/jpegapplication/x-ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/550710.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 106-126Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 106-126Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 106-1261981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/5091https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9348https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9349https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9350https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9363Reis, Valdeni da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T12:11:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5507Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T12:11:54EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
title O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
spellingShingle O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
Reis, Valdeni da Silva
Prática pedagógica
ensino de língua estrangeira
ensino de gramática
ensino significativo
title_short O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
title_full O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
title_fullStr O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
title_full_unstemmed O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
title_sort O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido
author Reis, Valdeni da Silva
author_facet Reis, Valdeni da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valdeni da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
ensino de língua estrangeira
ensino de gramática
ensino significativo
topic Prática pedagógica
ensino de língua estrangeira
ensino de gramática
ensino significativo
description Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Interpretativista; Análise de discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507
10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/5091
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9348
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9349
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9350
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507/9363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
image/jpeg
image/jpeg
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 106-126
Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 106-126
Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 106-126
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811470655488