O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo precípuo analisar como o processo de municipalização do ensino fundamental, deflagrado no Estado de São Paulo a partir de meados dos anos 1990, se comporta no contexto do FUNDEB. Com base em levantamento e análise bibliográficos e documentais acerca da temática em tela, recuperam-se, inicialmente, a história e os desdobramentos de tal processo, antecipado/favorecido por medidas adotadas em nível estadual e fortemente induzido pelo agora extinto FUNDEF. Na sequência, demonstra-se que apesar do advento do FUNDEB, sistemática de financiamento voltada à cobertura de toda a educação básica, o processo de municipalização do ensino fundamental se mantém em curso no Estado de São Paulo. Mesmo representando significativo avanço em relação ao Fundo precedente, o Fundo vigente continua também a induzir, na prática, a municipalização da etapa escolar em questão. Por fim, revela-se que, em tempos de FUNDEB, o referido processo segue caracterizando-se pela permanência de marcantes tendências registradas durante a vigência do Fundo anterior: (1) adesão municipal fundada no enfoque economicista; (2) notória preferência das administrações municipais pelos anos/séries iniciais; e (3) segmentação do ensino fundamental. |
id |
UNESP-7_43ea4753d7d1d3c6289d3c41538cc933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5001 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendênciasMunicipalização do ensinoFUNDEFFUNDEBEnsino FundamentalEstado de São PauloFinanciamento e municipalização do ensinoEste artigo tem como objetivo precípuo analisar como o processo de municipalização do ensino fundamental, deflagrado no Estado de São Paulo a partir de meados dos anos 1990, se comporta no contexto do FUNDEB. Com base em levantamento e análise bibliográficos e documentais acerca da temática em tela, recuperam-se, inicialmente, a história e os desdobramentos de tal processo, antecipado/favorecido por medidas adotadas em nível estadual e fortemente induzido pelo agora extinto FUNDEF. Na sequência, demonstra-se que apesar do advento do FUNDEB, sistemática de financiamento voltada à cobertura de toda a educação básica, o processo de municipalização do ensino fundamental se mantém em curso no Estado de São Paulo. Mesmo representando significativo avanço em relação ao Fundo precedente, o Fundo vigente continua também a induzir, na prática, a municipalização da etapa escolar em questão. Por fim, revela-se que, em tempos de FUNDEB, o referido processo segue caracterizando-se pela permanência de marcantes tendências registradas durante a vigência do Fundo anterior: (1) adesão municipal fundada no enfoque economicista; (2) notória preferência das administrações municipais pelos anos/séries iniciais; e (3) segmentação do ensino fundamental.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Bibliográfica e Documentalapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 145-165Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 145-165Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 145-1651981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001/4834Militão, Silvio Cesar Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5001Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
title |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
spellingShingle |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências Militão, Silvio Cesar Nunes Municipalização do ensino FUNDEF FUNDEB Ensino Fundamental Estado de São Paulo Financiamento e municipalização do ensino |
title_short |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
title_full |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
title_fullStr |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
title_full_unstemmed |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
title_sort |
O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências |
author |
Militão, Silvio Cesar Nunes |
author_facet |
Militão, Silvio Cesar Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Militão, Silvio Cesar Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Municipalização do ensino FUNDEF FUNDEB Ensino Fundamental Estado de São Paulo Financiamento e municipalização do ensino |
topic |
Municipalização do ensino FUNDEF FUNDEB Ensino Fundamental Estado de São Paulo Financiamento e municipalização do ensino |
description |
Este artigo tem como objetivo precípuo analisar como o processo de municipalização do ensino fundamental, deflagrado no Estado de São Paulo a partir de meados dos anos 1990, se comporta no contexto do FUNDEB. Com base em levantamento e análise bibliográficos e documentais acerca da temática em tela, recuperam-se, inicialmente, a história e os desdobramentos de tal processo, antecipado/favorecido por medidas adotadas em nível estadual e fortemente induzido pelo agora extinto FUNDEF. Na sequência, demonstra-se que apesar do advento do FUNDEB, sistemática de financiamento voltada à cobertura de toda a educação básica, o processo de municipalização do ensino fundamental se mantém em curso no Estado de São Paulo. Mesmo representando significativo avanço em relação ao Fundo precedente, o Fundo vigente continua também a induzir, na prática, a municipalização da etapa escolar em questão. Por fim, revela-se que, em tempos de FUNDEB, o referido processo segue caracterizando-se pela permanência de marcantes tendências registradas durante a vigência do Fundo anterior: (1) adesão municipal fundada no enfoque economicista; (2) notória preferência das administrações municipais pelos anos/séries iniciais; e (3) segmentação do ensino fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa Bibliográfica e Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001/4834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 145-165 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 145-165 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 145-165 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811441295360 |