Educação Superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do REUNI: avanços e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria Célia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aquino, Orlando Fernandez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4584
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre as políticas de expansão da Educação Superior, afirmando as influências do neoliberalismo e explicitando as contradições da legislação e das reformas nesse nível de educação, no Brasil após os anos 1990. Questiona o modelo da Universidade Nova para a realidade brasileira e os parcos investimentos disponíveis para tal reforma. Chama a atenção para o perigo de uma expansão de vagas em detrimento da qualidade do ensino, o que representaria o sucateamento da Universidade Pública. Aponta as contradições do REUNI com ações improvisadas e condicionamento das verbas, mediante o cumprimento de metas. Por um lado, reconhece o aumento de vagas na Educação Superior, e, por outro, reafirma que a democratização do acesso exige Universidades com autonomia financeira, cursos bem estruturados com currículos inovadores, professores bem qualificados, infraestrutura adequada e condições de oferecer ensino de boa qualidade, com pesquisa para a produção de conhecimentos novos e extensão universitária.
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