O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588
Resumo: The text presents results of a research on observation and assessment of the impact of FUNDEF in Rio Grande do Sul, from 1996 to 2000. The description encompasses peculiarities of the constitutional ordination of the State related to the competence and collaborations of the government spheres, teacher’s initial studies data and the educational offer during the primary education, the redistribution of resources of FUNDEF in the State, the most meaningful aspects of the impact of the Fund within a 4-year-study research case. The results show the predominance of the public teaching net in the primary education and the distinct growth of the municipal teaching net within the period. The case studies bring out the limited achievement of the conception redistribution of FUNDEF.
id UNESP-7_6006720f732c96a3b8454e01ba7fc258
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/588
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliaçãofinanciamento da educaçãoregime de colaboraçãopolítica educacionaldescentralização da educaçãoFUNDEF.The text presents results of a research on observation and assessment of the impact of FUNDEF in Rio Grande do Sul, from 1996 to 2000. The description encompasses peculiarities of the constitutional ordination of the State related to the competence and collaborations of the government spheres, teacher’s initial studies data and the educational offer during the primary education, the redistribution of resources of FUNDEF in the State, the most meaningful aspects of the impact of the Fund within a 4-year-study research case. The results show the predominance of the public teaching net in the primary education and the distinct growth of the municipal teaching net within the period. The case studies bring out the limited achievement of the conception redistribution of FUNDEF.O texto apresenta resultados de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação do impacto do FUNDEF no Rio Grande do Sul, abrangendo o período de 1996 a 2000. A descrição contempla: peculiaridades do ordenamento constitucional do Estado no que diz respeito às competências e à colaboração das esferas de governo; dados da formação inicial dos professores e da oferta educacional nas etapas da educação básica; a redistribuição dos recursos do FUNDEF no Estado; os aspectos mais significativos dos impactos do Fundo nos quatro estudos de caso da pesquisa. Os resultados mostram a predominância das redes públicas de ensino no atendimento à educação básica e o crescimento mais acentuado das redes municipais de ensino no período. Os estudos de caso revelam o limitado alcance da concepção redistributiva do FUNDEF.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2007-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 49Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 49Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 491981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588/480Peroni, Vera Maria VidalFarenzena, Nalúinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-08-22T12:42:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/588Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2007-08-22T12:42:54EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
title O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
spellingShingle O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
Peroni, Vera Maria Vidal
financiamento da educação
regime de colaboração
política educacional
descentralização da educação
FUNDEF.
title_short O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
title_full O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
title_fullStr O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
title_full_unstemmed O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
title_sort O Fundef no Rio Grande do Sul – apontamentos de uma pesquisa de acompanhamento e avaliação
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv financiamento da educação
regime de colaboração
política educacional
descentralização da educação
FUNDEF.
topic financiamento da educação
regime de colaboração
política educacional
descentralização da educação
FUNDEF.
description The text presents results of a research on observation and assessment of the impact of FUNDEF in Rio Grande do Sul, from 1996 to 2000. The description encompasses peculiarities of the constitutional ordination of the State related to the competence and collaborations of the government spheres, teacher’s initial studies data and the educational offer during the primary education, the redistribution of resources of FUNDEF in the State, the most meaningful aspects of the impact of the Fund within a 4-year-study research case. The results show the predominance of the public teaching net in the primary education and the distinct growth of the municipal teaching net within the period. The case studies bring out the limited achievement of the conception redistribution of FUNDEF.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/588/480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 49
Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 49
Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 49
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215810262695936