Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Maira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cia, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514
Resumo: Sabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos.
id UNESP-7_98b41039864189e33b6ffa012cc406d9
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5514
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causasProblemas de comportamentoProblemas de comportamento internalizantesProblemas de comportamento externalizantesPaisComportamento anormalSabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/vnd.ms-excelimage/jpeghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 185-205Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 185-205Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 185-2051981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/4845https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9353https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9354https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9355https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9356Silva, Aline MairaCia, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5514Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
title Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
spellingShingle Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
Silva, Aline Maira
Problemas de comportamento
Problemas de comportamento internalizantes
Problemas de comportamento externalizantes
Pais
Comportamento anormal
title_short Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
title_full Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
title_fullStr Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
title_full_unstemmed Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
title_sort Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
author Silva, Aline Maira
author_facet Silva, Aline Maira
Cia, Fabiana
author_role author
author2 Cia, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Maira
Cia, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de comportamento
Problemas de comportamento internalizantes
Problemas de comportamento externalizantes
Pais
Comportamento anormal
topic Problemas de comportamento
Problemas de comportamento internalizantes
Problemas de comportamento externalizantes
Pais
Comportamento anormal
description Sabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/4845
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9353
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9354
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9355
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/vnd.ms-excel
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 185-205
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 185-205
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 185-205
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811473801216