Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514 |
Resumo: | Sabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos. |
id |
UNESP-7_98b41039864189e33b6ffa012cc406d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5514 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causasProblemas de comportamentoProblemas de comportamento internalizantesProblemas de comportamento externalizantesPaisComportamento anormalSabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/vnd.ms-excelimage/jpeghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 185-205Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 185-205Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 185-2051981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/4845https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9353https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9354https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9355https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9356Silva, Aline MairaCia, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5514Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
title |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
spellingShingle |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas Silva, Aline Maira Problemas de comportamento Problemas de comportamento internalizantes Problemas de comportamento externalizantes Pais Comportamento anormal |
title_short |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
title_full |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
title_fullStr |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
title_full_unstemmed |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
title_sort |
Problemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais definições, características e causas |
author |
Silva, Aline Maira |
author_facet |
Silva, Aline Maira Cia, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Cia, Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Maira Cia, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de comportamento Problemas de comportamento internalizantes Problemas de comportamento externalizantes Pais Comportamento anormal |
topic |
Problemas de comportamento Problemas de comportamento internalizantes Problemas de comportamento externalizantes Pais Comportamento anormal |
description |
Sabe-se que as causas dos problemas de comportamento são diversas e que o conhecimento das mesmas, assim como das características dos problemas de comportamento são importantes para promoção de intervenções educativas. O presente estudo teve por objetivo principal o de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares. Os pais preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: (a) comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; (b) desvios do comportamento; (c) desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; (d) distúrbios; (e) dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se: comportar-se de modo agressivo, ter acessos de raiva e ameaçar ou intimidar os outros e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa autoestima. Quanto às causas dos problemas de comportamento, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência, quando comparados com os fatores escolares e genéticos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/4845 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9353 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9354 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9355 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5514/9356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/vnd.ms-excel image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 185-205 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 185-205 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 185-205 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811473801216 |