A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anaruma, Silvia Marina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Emerique, Paulo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386
Resumo: O tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal.
id UNESP-7_a171a970a678f9f302e2ca8ea1f31a26
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2386
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino BásicoO tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 291981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386/2113Anaruma, Silvia MarinaEmerique, Paulo Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-26T11:35:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2386Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-26T11:35:56EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
title A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
spellingShingle A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
Anaruma, Silvia Marina
title_short A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
title_full A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
title_fullStr A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
title_full_unstemmed A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
title_sort A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
author Anaruma, Silvia Marina
author_facet Anaruma, Silvia Marina
Emerique, Paulo Sérgio
author_role author
author2 Emerique, Paulo Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anaruma, Silvia Marina
Emerique, Paulo Sérgio
description O tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386/2113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29
Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29
Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215810680029184