A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386 |
Resumo: | O tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal. |
id |
UNESP-7_a171a970a678f9f302e2ca8ea1f31a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2386 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino BásicoO tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 291981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386/2113Anaruma, Silvia MarinaEmerique, Paulo Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-26T11:35:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2386Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-26T11:35:56EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
title |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
spellingShingle |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico Anaruma, Silvia Marina |
title_short |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
title_full |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
title_fullStr |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
title_sort |
A Consciência Corporal e a Formação de Professores de Pré-Escola e Ensino Básico |
author |
Anaruma, Silvia Marina |
author_facet |
Anaruma, Silvia Marina Emerique, Paulo Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Emerique, Paulo Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anaruma, Silvia Marina Emerique, Paulo Sérgio |
description |
O tema consciência corporal ocupa um espaço restrito na área da Educação. Normalmente o associamos às atividades físicas sem saber bem o seu significado em um sentido mais amplo. Propomos, a partir deste ensaio, a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência corporal, tanto no nível existencial, quanto no nível da aprendizagem em si. Pretendemos também demonstrar o papel do professor neste processo e a importância de ele trabalhar a própria consciência. corporal. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2386/2113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29 Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29 Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 29 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215810680029184 |