Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alonso Bezerra de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362
Resumo: Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.
id UNESP-7_b3c296077d8b53a5ec896872790f2789
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2362
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Ciência e Pedagogia na Obra de Max WeberWeber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 12Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 12Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 121981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362/2100Carvalho, Alonso Bezerra deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-26T11:31:33Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2362Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-26T11:31:33EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
title Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
spellingShingle Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
Carvalho, Alonso Bezerra de
title_short Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
title_full Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
title_fullStr Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
title_full_unstemmed Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
title_sort Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
author Carvalho, Alonso Bezerra de
author_facet Carvalho, Alonso Bezerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de
description Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362/2100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 12
Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 12
Educação: Teoria e Prática; Vol. 6, No. 10/11 (1998); 12
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215810667446272