Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362 http://hdl.handle.net/11449/107139 |
Resumo: | Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal. |
id |
UNSP_21ab628942a6a4f69e6112ab156a8e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107139 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max WeberWeber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de AssisFaculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]2014-06-24T19:53:54Z2014-06-24T19:53:54Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107139ISSN1981-8106-1998-6-10-12-17.pdf4091021554181403Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107139Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:24.351342Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
title |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
spellingShingle |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
title_short |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
title_full |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
title_fullStr |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
title_full_unstemmed |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
title_sort |
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber |
author |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author_facet |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
description |
Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 2014-06-24T19:53:54Z 2014-06-24T19:53:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362 Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107139 ISSN1981-8106-1998-6-10-12-17.pdf 4091021554181403 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362 http://hdl.handle.net/11449/107139 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12. 1981-8106 ISSN1981-8106-1998-6-10-12-17.pdf 4091021554181403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129180615835648 |