Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvi, Maria Amélia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319
Resumo: Partindo de uma perspectiva cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfico-documental. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua interrelação com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas européias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade – e de educação, verdade e formação – estanque e essencialista.
id UNESP-7_c3638d18b63faac7008bdfd071c019df
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4319
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?Modernismo BrasileiroLivros DidáticosEnsino MédioFormação do LeitorHistória da LiteraturaIdeologia dos Livros DidáticosPartindo de uma perspectiva cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfico-documental. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua interrelação com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas européias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade – e de educação, verdade e formação – estanque e essencialista.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Bibliográfico-Documentalapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 28-47Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 28-47Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 28-471981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319/4067Dalvi, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4319Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
title Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
spellingShingle Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
Dalvi, Maria Amélia
Modernismo Brasileiro
Livros Didáticos
Ensino Médio
Formação do Leitor
História da Literatura
Ideologia dos Livros Didáticos
title_short Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
title_full Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
title_fullStr Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
title_full_unstemmed Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
title_sort Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
author Dalvi, Maria Amélia
author_facet Dalvi, Maria Amélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalvi, Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Modernismo Brasileiro
Livros Didáticos
Ensino Médio
Formação do Leitor
História da Literatura
Ideologia dos Livros Didáticos
topic Modernismo Brasileiro
Livros Didáticos
Ensino Médio
Formação do Leitor
História da Literatura
Ideologia dos Livros Didáticos
description Partindo de uma perspectiva cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfico-documental. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua interrelação com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas européias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade – e de educação, verdade e formação – estanque e essencialista.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa Bibliográfico-Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4319/4067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 28-47
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 28-47
Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 28-47
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811411935232