Gestão democrática e arquitetura da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5271 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa teórica e conceitual sobre a organização da escola e sua democratização, priorizando-se um aspecto de natureza objetiva: sua arquitetura. O estudo teve por base a literatura acerca da democratização escolar e a contribuição teórica de Michel Foucault, no que diz respeito à analise do espaço como recurso de controle, vigilância e adestramento, passando para uma revisão histórica do modelo de construção dos prédios escolares no Brasil. Essa é portanto uma análise sociológica sobre o espaço escolar, na sua relação com o processo de democratização da educação básica, entendido esse como a garantia das condições de acesso e permanência universal a uma educação de qualidade, pensada e gestada a partir dos interesses coletivos de seus usuários. Conclui-se que a arquitetura da escola pública no Brasil não propicia a gestão democrática, seja pelo formato controlador dos prédios construídos no período republicano, seja pela prioridade econômica atual para a construção dos prédios escolares públicos, que contempla pouco ou nenhum espaço para atividades coletivas. E o caráter controlador dos prédios se mantém, agora não mais pela sua arquitetura, mas propiciado pelo desenvolvimento tecnológico, que permite o monitoramento por câmeras de vídeo, o que se faz com a autorização e apoio da comunidade. |
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Gestão democrática e arquitetura da escolaOrganização da escola. Gestão democrática. Arquitetura da escola. Qualidade da educação.Trata-se de pesquisa teórica e conceitual sobre a organização da escola e sua democratização, priorizando-se um aspecto de natureza objetiva: sua arquitetura. O estudo teve por base a literatura acerca da democratização escolar e a contribuição teórica de Michel Foucault, no que diz respeito à analise do espaço como recurso de controle, vigilância e adestramento, passando para uma revisão histórica do modelo de construção dos prédios escolares no Brasil. Essa é portanto uma análise sociológica sobre o espaço escolar, na sua relação com o processo de democratização da educação básica, entendido esse como a garantia das condições de acesso e permanência universal a uma educação de qualidade, pensada e gestada a partir dos interesses coletivos de seus usuários. Conclui-se que a arquitetura da escola pública no Brasil não propicia a gestão democrática, seja pelo formato controlador dos prédios construídos no período republicano, seja pela prioridade econômica atual para a construção dos prédios escolares públicos, que contempla pouco ou nenhum espaço para atividades coletivas. E o caráter controlador dos prédios se mantém, agora não mais pela sua arquitetura, mas propiciado pelo desenvolvimento tecnológico, que permite o monitoramento por câmeras de vídeo, o que se faz com a autorização e apoio da comunidade.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5271Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 38 (2011); 168-185Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 38 (2011); 168-185Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 38 (2011); 168-1851981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5271/4153Souza, Silvana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-07T19:35:19Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5271Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-07T19:35:19EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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