Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99647 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticas |
id |
UNSP_27c290d3e5ccfaea186a9f63fbd76e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/99647 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SPEscolas - Organização e administraçãoGestão democráticaEscolas públicasDiretores escolaresLins (SP)O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticasThe present paper has been produced with aim to evaluate the conceptions of school principal working in the Elementary Schools level I, in the city of Lins - SP. The evaluation took into account the themes democracy and democratic management as well as how the politics of democratic management, as seen in the Brazilian legislation since the 1980s, takes place in the school environment. In order to do so, an extensive bibliographic research was conducted about the theme, including the study of official documents provided by the State Secretary of Education of São Paulo - SP when it comes to the profile and attributions of the school principal along with the use of semi-structured interviews. This research analyzed 50 % of the Elementary Schools level I, that is, 04 schools located in different neighborhoods around the city and their respective principals. After the interviews had been concluded, it was possible to observe that the school principal who took part in this evaluation process do not effectivelly understand the meaning of the word democracy and, consequently, the meaning of democratic management. It was also possible to analyze that the school principals, as well as the school staff, are subjected to precarious working conditions in which the State exerts, supported on the neoliberal perspective, an extremely controlling function that do not favor reflexive, autonomous and democratic practicesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP]2014-06-11T19:30:18Z2014-06-11T19:30:18Z2013-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 f.application/pdfCACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99647000731967caceres_mess_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99647Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
title |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
spellingShingle |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP] Escolas - Organização e administração Gestão democrática Escolas públicas Diretores escolares Lins (SP) |
title_short |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
title_full |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
title_fullStr |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
title_sort |
Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP |
author |
Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP] |
author_facet |
Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caceres, Marcela Evelyn Serra Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Gestão democrática Escolas públicas Diretores escolares Lins (SP) |
topic |
Escolas - Organização e administração Gestão democrática Escolas públicas Diretores escolares Lins (SP) |
description |
O presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções das diretoras das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Ciclo I do municipio de Lins-SP acerca dos temas democracia e gestão democrática bem como analisar como a política de gestão democrática contemplada na legislação brasileira desde a década de 1980 se dá no cotidiano escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, estudo dos documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SP no que tange ao perfil e às atribuições do/a diretor/a de escola e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo 50% das escolas de Ensino Fundamental Ciclo I, ou seja, 04 escolas localizadas em diferentes bairros da cidade, nas quais foram participantes 04 diretoras responsáveis pelas referidas Unidades Escolares. Através das entrevistas realizadas, foi possível constatar que as diretoras participantes da pesquisa não compreendem efetivamente o sentido da palavra democracia e, consequentemente, o sentido da gestão democrática. Pôde-se verificar que tanto as diretoras quanto os demais sujeitos que fazem parte da equipe escolar estão submetidos a precárias condições de trabalho nas quais o Estado exerce, sob a perspectiva neoliberal, uma função extremamente controladora desfavorecendo práticas reflexivas, autônomas e democráticas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-16 2014-06-11T19:30:18Z 2014-06-11T19:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013. http://hdl.handle.net/11449/99647 000731967 caceres_mess_me_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
CACERES, Marcela Evelyn Serra Silva. Gestão democrática: concepções de diretoras de escolas públicas estaduais do município de Lins-SP. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013. 000731967 caceres_mess_me_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/99647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128199869071360 |