Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Andréia Lopes Pacheco
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sarti, Flavia Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230
Resumo: Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.
id UNESP-7_d4316d492c574c1544cecae5560800de
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4230
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitosformação de professoresprofissão docentediscurso educacionalformação de professoresEste artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesEstudo documentalapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 48-70Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 48-70Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 48-701981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230/4068Vasques, Andréia Lopes PachecoSarti, Flavia Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4230Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
title Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
spellingShingle Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
Vasques, Andréia Lopes Pacheco
formação de professores
profissão docente
discurso educacional
formação de professores
title_short Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
title_full Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
title_fullStr Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
title_full_unstemmed Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
title_sort Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
author Vasques, Andréia Lopes Pacheco
author_facet Vasques, Andréia Lopes Pacheco
Sarti, Flavia Medeiros
author_role author
author2 Sarti, Flavia Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Andréia Lopes Pacheco
Sarti, Flavia Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
profissão docente
discurso educacional
formação de professores
topic formação de professores
profissão docente
discurso educacional
formação de professores
description Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Estudo documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230/4068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 48-70
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 48-70
Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 48-70
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811401449472