A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Sousa, Maria Goreti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v33i2.149
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149
Resumo: ResumoO presente artigo é fruto das discussões gestadas na disciplina Pesquisa Narrativa em Educação do Doutorado em Educação do PPGED-UFPI, o principal objetivo é refletir sobre as contribuições da narrativa no contexto da pesquisa e da formação de professores. A narrativa de formação tem se constituído no cenário educacional como uma das opções metodológicas dentre os diversos métodos que já apresentam campo estabelecido. É, por sua natureza, carregada de significados e características próprias, permitindo-nos entender como seus componentes desencadeiam e proporcionam aos sujeitos a problematização, a revelação, a compreensão e o processo de reflexão sobre a prática docente através de diferentes técnicas e instrumentos. A construção de narrativas, sua leitura, análise, discussão, em contextos de formação inicial e contínua, consubstanciam-se em potencialidades no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, contribuindo para o processo de profissionalização docente.Palavras-chave: Narrativa de formação; Formação de professores; Profissão docente. A narrative as option and research methodology teacher education AbstractThis article is the result of discussions conducted in the class of Narrative Research in the Doctorate inEducation PPGED - UFPI Education, the main objective is to reflect on the potential of narrative in the context of research and teacher education. The narrative of training has been constituted in the educational scene as one of the methodological choices among the various methods that have already established field. It is, by its nature, full of meanings and characteristics, allowing us to understand how its components trigger and provide the subjects the questioning, revelation, understanding and reflection on the teaching practice through different techniques and tools. The construction of narratives, its reading, analysis, discussion, in the contexts of initial and continuing training, embodies the potential in personal and professional development of teachers, contributing to the teaching professionalization.Keywords: Narrative training; Teacher education; Teaching profession.
id USF_baed2eebbec78b2620b0a822cbc37fb6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/149
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professoresNarrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.ResumoO presente artigo é fruto das discussões gestadas na disciplina Pesquisa Narrativa em Educação do Doutorado em Educação do PPGED-UFPI, o principal objetivo é refletir sobre as contribuições da narrativa no contexto da pesquisa e da formação de professores. A narrativa de formação tem se constituído no cenário educacional como uma das opções metodológicas dentre os diversos métodos que já apresentam campo estabelecido. É, por sua natureza, carregada de significados e características próprias, permitindo-nos entender como seus componentes desencadeiam e proporcionam aos sujeitos a problematização, a revelação, a compreensão e o processo de reflexão sobre a prática docente através de diferentes técnicas e instrumentos. A construção de narrativas, sua leitura, análise, discussão, em contextos de formação inicial e contínua, consubstanciam-se em potencialidades no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, contribuindo para o processo de profissionalização docente.Palavras-chave: Narrativa de formação; Formação de professores; Profissão docente. A narrative as option and research methodology teacher education AbstractThis article is the result of discussions conducted in the class of Narrative Research in the Doctorate inEducation PPGED - UFPI Education, the main objective is to reflect on the potential of narrative in the context of research and teacher education. The narrative of training has been constituted in the educational scene as one of the methodological choices among the various methods that have already established field. It is, by its nature, full of meanings and characteristics, allowing us to understand how its components trigger and provide the subjects the questioning, revelation, understanding and reflection on the teaching practice through different techniques and tools. The construction of narratives, its reading, analysis, discussion, in the contexts of initial and continuing training, embodies the potential in personal and professional development of teachers, contributing to the teaching professionalization.Keywords: Narrative training; Teacher education; Teaching profession.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/14910.24933/horizontes.v33i2.149Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149/102da Silva Sousa, Maria Goretide Oliveira Cabral, Carmen Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/149Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.119706Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
title A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
spellingShingle A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
da Silva Sousa, Maria Goreti
Narrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.
da Silva Sousa, Maria Goreti
Narrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.
title_short A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
title_full A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
title_fullStr A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
title_full_unstemmed A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
title_sort A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores
author da Silva Sousa, Maria Goreti
author_facet da Silva Sousa, Maria Goreti
da Silva Sousa, Maria Goreti
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
author_role author
author2 de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Sousa, Maria Goreti
de Oliveira Cabral, Carmen Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.
topic Narrativa de formação. Formação de professores. Profissão docente.
description ResumoO presente artigo é fruto das discussões gestadas na disciplina Pesquisa Narrativa em Educação do Doutorado em Educação do PPGED-UFPI, o principal objetivo é refletir sobre as contribuições da narrativa no contexto da pesquisa e da formação de professores. A narrativa de formação tem se constituído no cenário educacional como uma das opções metodológicas dentre os diversos métodos que já apresentam campo estabelecido. É, por sua natureza, carregada de significados e características próprias, permitindo-nos entender como seus componentes desencadeiam e proporcionam aos sujeitos a problematização, a revelação, a compreensão e o processo de reflexão sobre a prática docente através de diferentes técnicas e instrumentos. A construção de narrativas, sua leitura, análise, discussão, em contextos de formação inicial e contínua, consubstanciam-se em potencialidades no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, contribuindo para o processo de profissionalização docente.Palavras-chave: Narrativa de formação; Formação de professores; Profissão docente. A narrative as option and research methodology teacher education AbstractThis article is the result of discussions conducted in the class of Narrative Research in the Doctorate inEducation PPGED - UFPI Education, the main objective is to reflect on the potential of narrative in the context of research and teacher education. The narrative of training has been constituted in the educational scene as one of the methodological choices among the various methods that have already established field. It is, by its nature, full of meanings and characteristics, allowing us to understand how its components trigger and provide the subjects the questioning, revelation, understanding and reflection on the teaching practice through different techniques and tools. The construction of narratives, its reading, analysis, discussion, in the contexts of initial and continuing training, embodies the potential in personal and professional development of teachers, contributing to the teaching professionalization.Keywords: Narrative training; Teacher education; Teaching profession.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149
10.24933/horizontes.v33i2.149
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149/102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652222128128
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.149