Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271 |
Resumo: | É consenso que o ensino de biologia deve se centrar na evolução. Entretanto, há ainda grandes dificuldades em desfragmentar as diferentes áreas de conhecimento biológico para estudá-las sob a óptica evolucionista. Influências do meio externo e interpretações incorretas ou superficiais deste assunto afetam o modo como a ciência é compreendida dentro da sala de aula, contribuindo, muitas vezes, para um aprendizado pouco significativo e compartimentado, calcado principalmente na memorização. A biologia deve ser tratada em um enfoque histórico-filosófico, permitindo que o aluno transcenda às informações factuais e alcance o raciocínio subjacente a elas. Com o intuito de driblar essas dificuldades, discute-se aqui como trabalhar o ensino de evolução como eixo norteador das ciências biológicas por meio de conceitos fundamentais da sistemática filogenética (ancestralidade comum, homologia e a noção de tempo geológico). Nosso objetivo é o de desconstruir a visão simplista de uma ciência personalizada, amplamente difundida, e mostrar uma alternativa para se repensar o ensino de biologia sob uma perspectiva evolutiva. |
id |
UNESP-7_eabc661fdb414a309d32db443fc9a460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6271 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenéticaEnsino de Biologia. Evolução. Sistemática Filogenética. Tempo Geológico.É consenso que o ensino de biologia deve se centrar na evolução. Entretanto, há ainda grandes dificuldades em desfragmentar as diferentes áreas de conhecimento biológico para estudá-las sob a óptica evolucionista. Influências do meio externo e interpretações incorretas ou superficiais deste assunto afetam o modo como a ciência é compreendida dentro da sala de aula, contribuindo, muitas vezes, para um aprendizado pouco significativo e compartimentado, calcado principalmente na memorização. A biologia deve ser tratada em um enfoque histórico-filosófico, permitindo que o aluno transcenda às informações factuais e alcance o raciocínio subjacente a elas. Com o intuito de driblar essas dificuldades, discute-se aqui como trabalhar o ensino de evolução como eixo norteador das ciências biológicas por meio de conceitos fundamentais da sistemática filogenética (ancestralidade comum, homologia e a noção de tempo geológico). Nosso objetivo é o de desconstruir a visão simplista de uma ciência personalizada, amplamente difundida, e mostrar uma alternativa para se repensar o ensino de biologia sob uma perspectiva evolutiva.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 62-80Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 62-80Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 62-801981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271/4590Santos, Charles Morphy D.Klassa, Brunainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6271Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
title |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
spellingShingle |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética Santos, Charles Morphy D. Ensino de Biologia. Evolução. Sistemática Filogenética. Tempo Geológico. |
title_short |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
title_full |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
title_fullStr |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
title_full_unstemmed |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
title_sort |
Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética |
author |
Santos, Charles Morphy D. |
author_facet |
Santos, Charles Morphy D. Klassa, Bruna |
author_role |
author |
author2 |
Klassa, Bruna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Charles Morphy D. Klassa, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia. Evolução. Sistemática Filogenética. Tempo Geológico. |
topic |
Ensino de Biologia. Evolução. Sistemática Filogenética. Tempo Geológico. |
description |
É consenso que o ensino de biologia deve se centrar na evolução. Entretanto, há ainda grandes dificuldades em desfragmentar as diferentes áreas de conhecimento biológico para estudá-las sob a óptica evolucionista. Influências do meio externo e interpretações incorretas ou superficiais deste assunto afetam o modo como a ciência é compreendida dentro da sala de aula, contribuindo, muitas vezes, para um aprendizado pouco significativo e compartimentado, calcado principalmente na memorização. A biologia deve ser tratada em um enfoque histórico-filosófico, permitindo que o aluno transcenda às informações factuais e alcance o raciocínio subjacente a elas. Com o intuito de driblar essas dificuldades, discute-se aqui como trabalhar o ensino de evolução como eixo norteador das ciências biológicas por meio de conceitos fundamentais da sistemática filogenética (ancestralidade comum, homologia e a noção de tempo geológico). Nosso objetivo é o de desconstruir a visão simplista de uma ciência personalizada, amplamente difundida, e mostrar uma alternativa para se repensar o ensino de biologia sob uma perspectiva evolutiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6271/4590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 62-80 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 62-80 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 62-80 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811507355648 |