Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito Público
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9680 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é problematizar a respeito da ressignificação da gestão, mediante a introjeção de um aparato conceitual e procedimental que reifica a lógica privada no interior da gestão pública. A partir da perspectiva do método materialista histórico-dialético, evidencia-se os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica e documental, acerca dos desdobramentos da reforma estatal iniciada no final do século XX na orientação do processo de gestão municipal da educação na contemporaneidade. Ao apregoar a relação de unidade-distinção entre liberalismo, neoliberalismo e “terceira via”, concluí-se que a confluência entre gestão e gerencialismo expressa um processo de repolitização vinculado à proposta liberal-corporativa de redefinição do Estado, que estabelece em suas bases a reiteração do imbricamento entre as noções de público e privado, o que implica a alteração do sentido do que seja gestão, direito e cidadania. Palavras-chave: Estado. Políticas Educacionais. Gestão educacional municipal. |
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Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito PúblicoEstadoPolíticas EducacionaisGestão educacional municipalGestão EducacionalO objetivo deste ensaio é problematizar a respeito da ressignificação da gestão, mediante a introjeção de um aparato conceitual e procedimental que reifica a lógica privada no interior da gestão pública. A partir da perspectiva do método materialista histórico-dialético, evidencia-se os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica e documental, acerca dos desdobramentos da reforma estatal iniciada no final do século XX na orientação do processo de gestão municipal da educação na contemporaneidade. Ao apregoar a relação de unidade-distinção entre liberalismo, neoliberalismo e “terceira via”, concluí-se que a confluência entre gestão e gerencialismo expressa um processo de repolitização vinculado à proposta liberal-corporativa de redefinição do Estado, que estabelece em suas bases a reiteração do imbricamento entre as noções de público e privado, o que implica a alteração do sentido do que seja gestão, direito e cidadania. Palavras-chave: Estado. Políticas Educacionais. Gestão educacional municipal.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Método Materialista Histórico-Dialético.application/pdfapplication/vnd.ms-officehttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/968010.18675/1981-8106.vol25.n50.p449-459Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 449-459Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 449-459Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 449-4591981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9680/7326https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9680/10397Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Katya LacerdaLagares, Rosilene2018-04-11T13:46:43Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9680Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:46:43EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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