Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269 |
Resumo: | Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a compreensão do funcionamento de leituras de/sobre história e filosofia da ciência na formação inicial do professor de física. Os procedimentos de ensino, e construção dos dados sustentaram-se, principalmente, em noções da análise de discurso conforme publicações de Eni Orlandi no Brasil. A análise mostrou como licenciandos em física produzem significados ao lerem textos de/sobre história e filosofia da ciência, e como esses licenciandos situam a possibilidade de virem a trabalhar com essa estratégia quando professores. Os resultados apontam para deslocamentos positivos nos conhecimentos e no imaginário dos licenciandos sobre as possibilidades da história e filosofia da ciência. Verificou-se grande diversidade, manifestada por eles nas respostas a questões abertas, com relação a posições que foram chamados a assumir ao responderem essas questões. Diversidade que justifica a necessidade de se trabalhar não apenas com conteúdos de física e de história e filosofia da ciência, mas, também, com as posições dos estudantes nos cursos de Licenciatura. |
id |
UNESP-7_f86159f3c09d74df8887497e520f9e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6269 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professoresLeitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial.Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a compreensão do funcionamento de leituras de/sobre história e filosofia da ciência na formação inicial do professor de física. Os procedimentos de ensino, e construção dos dados sustentaram-se, principalmente, em noções da análise de discurso conforme publicações de Eni Orlandi no Brasil. A análise mostrou como licenciandos em física produzem significados ao lerem textos de/sobre história e filosofia da ciência, e como esses licenciandos situam a possibilidade de virem a trabalhar com essa estratégia quando professores. Os resultados apontam para deslocamentos positivos nos conhecimentos e no imaginário dos licenciandos sobre as possibilidades da história e filosofia da ciência. Verificou-se grande diversidade, manifestada por eles nas respostas a questões abertas, com relação a posições que foram chamados a assumir ao responderem essas questões. Diversidade que justifica a necessidade de se trabalhar não apenas com conteúdos de física e de história e filosofia da ciência, mas, também, com as posições dos estudantes nos cursos de Licenciatura.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 26-42Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 26-42Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 26-421981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269/4588Almeida, Maria José P. M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6269Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
title |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores Almeida, Maria José P. M. de Leitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial. |
title_short |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
title_full |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
title_sort |
Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores |
author |
Almeida, Maria José P. M. de |
author_facet |
Almeida, Maria José P. M. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria José P. M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial. |
topic |
Leitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial. |
description |
Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a compreensão do funcionamento de leituras de/sobre história e filosofia da ciência na formação inicial do professor de física. Os procedimentos de ensino, e construção dos dados sustentaram-se, principalmente, em noções da análise de discurso conforme publicações de Eni Orlandi no Brasil. A análise mostrou como licenciandos em física produzem significados ao lerem textos de/sobre história e filosofia da ciência, e como esses licenciandos situam a possibilidade de virem a trabalhar com essa estratégia quando professores. Os resultados apontam para deslocamentos positivos nos conhecimentos e no imaginário dos licenciandos sobre as possibilidades da história e filosofia da ciência. Verificou-se grande diversidade, manifestada por eles nas respostas a questões abertas, com relação a posições que foram chamados a assumir ao responderem essas questões. Diversidade que justifica a necessidade de se trabalhar não apenas com conteúdos de física e de história e filosofia da ciência, mas, também, com as posições dos estudantes nos cursos de Licenciatura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269/4588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 26-42 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 26-42 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 26-42 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811504209920 |