Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa e Almeida, Maria do Socorro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Souza, Elizeu Clementino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860
Resumo: O estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia.  Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de  formação  na construção  de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade.
id UESB-7_9bb655ae6b28915abf3ef96caeb3440e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/860
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBIDFormação inicialLeituraPIBIDO estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia.  Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de  formação  na construção  de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade.Edições UESB2016-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-442178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860/731da Costa e Almeida, Maria do Socorrode Souza, Elizeu Clementinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/860Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
title Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
spellingShingle Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
da Costa e Almeida, Maria do Socorro
Formação inicial
Leitura
PIBID
title_short Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
title_full Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
title_fullStr Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
title_full_unstemmed Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
title_sort Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
author da Costa e Almeida, Maria do Socorro
author_facet da Costa e Almeida, Maria do Socorro
de Souza, Elizeu Clementino
author_role author
author2 de Souza, Elizeu Clementino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa e Almeida, Maria do Socorro
de Souza, Elizeu Clementino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Leitura
PIBID
topic Formação inicial
Leitura
PIBID
description O estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia.  Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de  formação  na construção  de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860/731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816410214400