Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860 |
Resumo: | O estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia. Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de formação na construção de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade. |
id |
UESB-7_9bb655ae6b28915abf3ef96caeb3440e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/860 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBIDFormação inicialLeituraPIBIDO estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia. Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de formação na construção de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade.Edições UESB2016-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-442178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860/731da Costa e Almeida, Maria do Socorrode Souza, Elizeu Clementinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/860Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
title |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
spellingShingle |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID da Costa e Almeida, Maria do Socorro Formação inicial Leitura PIBID |
title_short |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
title_full |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
title_fullStr |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
title_full_unstemmed |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
title_sort |
Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID |
author |
da Costa e Almeida, Maria do Socorro |
author_facet |
da Costa e Almeida, Maria do Socorro de Souza, Elizeu Clementino |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Elizeu Clementino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa e Almeida, Maria do Socorro de Souza, Elizeu Clementino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Leitura PIBID |
topic |
Formação inicial Leitura PIBID |
description |
O estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia. Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de formação na construção de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/860/731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 25-44 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816410214400 |