Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem. |
id |
UNESP-8_088a30605bda4f15a1924fb3a8c73de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100253 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissionalEnsino de enfermagemCurrículoCuidados de enfermagemO objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190368info:eu-repo/semantics/openAccessPalheta,Allan Marcos da SilvaCecagno,DianaMarques,Vanessa de AraujoBiana,Camilla BenignoBraga,Luiza RochaCecagno,SusanaMoura,Pedro Márlon MartterPorto,Adrize Rutzpor2020-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100253Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-09-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
title |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
spellingShingle |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional Palheta,Allan Marcos da Silva Ensino de enfermagem Currículo Cuidados de enfermagem |
title_short |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
title_full |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
title_fullStr |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
title_full_unstemmed |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
title_sort |
Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional |
author |
Palheta,Allan Marcos da Silva |
author_facet |
Palheta,Allan Marcos da Silva Cecagno,Diana Marques,Vanessa de Araujo Biana,Camilla Benigno Braga,Luiza Rocha Cecagno,Susana Moura,Pedro Márlon Martter Porto,Adrize Rutz |
author_role |
author |
author2 |
Cecagno,Diana Marques,Vanessa de Araujo Biana,Camilla Benigno Braga,Luiza Rocha Cecagno,Susana Moura,Pedro Márlon Martter Porto,Adrize Rutz |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palheta,Allan Marcos da Silva Cecagno,Diana Marques,Vanessa de Araujo Biana,Camilla Benigno Braga,Luiza Rocha Cecagno,Susana Moura,Pedro Márlon Martter Porto,Adrize Rutz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de enfermagem Currículo Cuidados de enfermagem |
topic |
Ensino de enfermagem Currículo Cuidados de enfermagem |
description |
O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524222734336 |