O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezio,Larissa de Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conciani,Marta Ester, Queiroz,Marilene Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100263
Resumo: Este estudo analisou a facilitação de Educação Permanente em Saúde (EPS) para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e compõe uma das etapas de uma pesquisa-intervenção que utilizou o referencial teórico-metodológico de Análise Institucional e Socioclínica Institucional. O estudo identificou as demandas com profissionais de duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para subsidiar os 12 encontros de EPS com cada equipe. As facilitadoras propiciaram reflexão sobre aspectos conceituais vinculados ao cuidado em saúde mental e à EPS e contataram atravessamentos institucionais e controle do processo de aprendizagem em serviço, resultante da sobreimplicação delas. Mesmo sendo um trabalho restrito a um contexto local, é possível ampliar as suas contribuições referentes ao campo analítico para outras experiências, vislumbrar diferentes pesquisas e apontar a necessidade de análise do processo de facilitação em contextos diversos.
id UNESP-8_110ff31174ae8173969d195d41b6fe2a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100263
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à SaúdeEducação permanenteSaúde mentalAtenção primária à saúdePolíticas de saúdeTrabalhador da saúdeEste estudo analisou a facilitação de Educação Permanente em Saúde (EPS) para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e compõe uma das etapas de uma pesquisa-intervenção que utilizou o referencial teórico-metodológico de Análise Institucional e Socioclínica Institucional. O estudo identificou as demandas com profissionais de duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para subsidiar os 12 encontros de EPS com cada equipe. As facilitadoras propiciaram reflexão sobre aspectos conceituais vinculados ao cuidado em saúde mental e à EPS e contataram atravessamentos institucionais e controle do processo de aprendizagem em serviço, resultante da sobreimplicação delas. Mesmo sendo um trabalho restrito a um contexto local, é possível ampliar as suas contribuições referentes ao campo analítico para outras experiências, vislumbrar diferentes pesquisas e apontar a necessidade de análise do processo de facilitação em contextos diversos.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100263Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200113info:eu-repo/semantics/openAccessRezio,Larissa de AlmeidaConciani,Marta EsterQueiroz,Marilene Alvespor2020-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100263Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-11-09T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
title O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
spellingShingle O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
Rezio,Larissa de Almeida
Educação permanente
Saúde mental
Atenção primária à saúde
Políticas de saúde
Trabalhador da saúde
title_short O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
title_full O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
title_fullStr O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
title_full_unstemmed O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
title_sort O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde
author Rezio,Larissa de Almeida
author_facet Rezio,Larissa de Almeida
Conciani,Marta Ester
Queiroz,Marilene Alves
author_role author
author2 Conciani,Marta Ester
Queiroz,Marilene Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezio,Larissa de Almeida
Conciani,Marta Ester
Queiroz,Marilene Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Saúde mental
Atenção primária à saúde
Políticas de saúde
Trabalhador da saúde
topic Educação permanente
Saúde mental
Atenção primária à saúde
Políticas de saúde
Trabalhador da saúde
description Este estudo analisou a facilitação de Educação Permanente em Saúde (EPS) para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e compõe uma das etapas de uma pesquisa-intervenção que utilizou o referencial teórico-metodológico de Análise Institucional e Socioclínica Institucional. O estudo identificou as demandas com profissionais de duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para subsidiar os 12 encontros de EPS com cada equipe. As facilitadoras propiciaram reflexão sobre aspectos conceituais vinculados ao cuidado em saúde mental e à EPS e contataram atravessamentos institucionais e controle do processo de aprendizagem em serviço, resultante da sobreimplicação delas. Mesmo sendo um trabalho restrito a um contexto local, é possível ampliar as suas contribuições referentes ao campo analítico para outras experiências, vislumbrar diferentes pesquisas e apontar a necessidade de análise do processo de facilitação em contextos diversos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100263
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524236365824