A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rézio,Larissa de Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ceccim,Ricardo Burg, Silva,Ana Karolina Lobo da, Cebalho,Mirelly Thaina de Oliveira, Borges,Flávio Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100222
Resumo: O artigo analisa as repercussões da dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde. Uma pesquisa-intervenção foi realizada com vinte trabalhadores de duas equipes da Estratégia Saúde da Família, pautada no referencial teórico-metodológico da Socioclínica Institucional. A dramatização foi utilizada como dispositivo para possibilitar o processo de formação em serviço, permitindo constatar a desarticulação do trabalho e o centramento do cuidado em três eixos: na doença, na medicação e na decisão médica ou de enfermagem como ações instituídas no serviço. Contudo, proporcionou aprendizado por meio da problematização do trabalho e do olhar para si.
id UNESP-8_76f55c4751a96c6571da7f253a4f73ac
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832022000100222
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervençãoSaúde mentalEducação permanente em saúdeAtenção primária à saúdeSocioclínica institucionalO artigo analisa as repercussões da dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde. Uma pesquisa-intervenção foi realizada com vinte trabalhadores de duas equipes da Estratégia Saúde da Família, pautada no referencial teórico-metodológico da Socioclínica Institucional. A dramatização foi utilizada como dispositivo para possibilitar o processo de formação em serviço, permitindo constatar a desarticulação do trabalho e o centramento do cuidado em três eixos: na doença, na medicação e na decisão médica ou de enfermagem como ações instituídas no serviço. Contudo, proporcionou aprendizado por meio da problematização do trabalho e do olhar para si.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100222Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210579info:eu-repo/semantics/openAccessRézio,Larissa de AlmeidaCeccim,Ricardo BurgSilva,Ana Karolina Lobo daCebalho,Mirelly Thaina de OliveiraBorges,Flávio Adrianopor2022-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100222Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-03-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
title A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
spellingShingle A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
Rézio,Larissa de Almeida
Saúde mental
Educação permanente em saúde
Atenção primária à saúde
Socioclínica institucional
title_short A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
title_full A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
title_fullStr A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
title_full_unstemmed A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
title_sort A dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental: uma pesquisa-intervenção
author Rézio,Larissa de Almeida
author_facet Rézio,Larissa de Almeida
Ceccim,Ricardo Burg
Silva,Ana Karolina Lobo da
Cebalho,Mirelly Thaina de Oliveira
Borges,Flávio Adriano
author_role author
author2 Ceccim,Ricardo Burg
Silva,Ana Karolina Lobo da
Cebalho,Mirelly Thaina de Oliveira
Borges,Flávio Adriano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rézio,Larissa de Almeida
Ceccim,Ricardo Burg
Silva,Ana Karolina Lobo da
Cebalho,Mirelly Thaina de Oliveira
Borges,Flávio Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Educação permanente em saúde
Atenção primária à saúde
Socioclínica institucional
topic Saúde mental
Educação permanente em saúde
Atenção primária à saúde
Socioclínica institucional
description O artigo analisa as repercussões da dramatização como dispositivo para a Educação Permanente em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde. Uma pesquisa-intervenção foi realizada com vinte trabalhadores de duas equipes da Estratégia Saúde da Família, pautada no referencial teórico-metodológico da Socioclínica Institucional. A dramatização foi utilizada como dispositivo para possibilitar o processo de formação em serviço, permitindo constatar a desarticulação do trabalho e o centramento do cuidado em três eixos: na doença, na medicação e na decisão médica ou de enfermagem como ações instituídas no serviço. Contudo, proporcionou aprendizado por meio da problematização do trabalho e do olhar para si.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100222
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525310107648