Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063 |
Resumo: | Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos. |
id |
UNESP-8_114af04b00c67d57d4eaa8e9c2d66726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000401063 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de BachelardEducaçãoEducação em SaúdeEnfermagemApresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.UNESP2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.59 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0397info:eu-repo/semantics/openAccessGazzinelli,Maria FláviaFernandes,Marconi MouraSoares,Amanda NathaleBarroso,Viviane Gonçalvespor2016-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000401063Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-10-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
title |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
spellingShingle |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard Gazzinelli,Maria Flávia Educação Educação em Saúde Enfermagem |
title_short |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
title_full |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
title_fullStr |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
title_full_unstemmed |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
title_sort |
Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard |
author |
Gazzinelli,Maria Flávia |
author_facet |
Gazzinelli,Maria Flávia Fernandes,Marconi Moura Soares,Amanda Nathale Barroso,Viviane Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes,Marconi Moura Soares,Amanda Nathale Barroso,Viviane Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazzinelli,Maria Flávia Fernandes,Marconi Moura Soares,Amanda Nathale Barroso,Viviane Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Saúde Enfermagem |
topic |
Educação Educação em Saúde Enfermagem |
description |
Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.59 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521858195456 |