Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389 |
Resumo: | Analisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular. |
id |
UNESP-8_15f3ef09fa9745e8599c714fa5bc9b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832014000601389 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primáriaPrograma Saúde da FamíliaParticipação popularEducação em SaúdeEducação Popular em SaúdeAnalisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0357info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Lucia Conde deÁvila,Maria Marlene MarquesGomes,Annatália Meneses de AmorimSampaio,Maria Homéria Leite de Moraispor2021-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000601389Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-04-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
title |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
spellingShingle |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária Oliveira,Lucia Conde de Programa Saúde da Família Participação popular Educação em Saúde Educação Popular em Saúde |
title_short |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
title_full |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
title_fullStr |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
title_full_unstemmed |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
title_sort |
Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária |
author |
Oliveira,Lucia Conde de |
author_facet |
Oliveira,Lucia Conde de Ávila,Maria Marlene Marques Gomes,Annatália Meneses de Amorim Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Ávila,Maria Marlene Marques Gomes,Annatália Meneses de Amorim Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Lucia Conde de Ávila,Maria Marlene Marques Gomes,Annatália Meneses de Amorim Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Saúde da Família Participação popular Educação em Saúde Educação Popular em Saúde |
topic |
Programa Saúde da Família Participação popular Educação em Saúde Educação Popular em Saúde |
description |
Analisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622013.0357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520715247616 |