Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Lucia Conde de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ávila,Maria Marlene Marques, Gomes,Annatália Meneses de Amorim, Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389
Resumo: Analisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular.
id UNESP-8_15f3ef09fa9745e8599c714fa5bc9b80
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000601389
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primáriaPrograma Saúde da FamíliaParticipação popularEducação em SaúdeEducação Popular em SaúdeAnalisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0357info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Lucia Conde deÁvila,Maria Marlene MarquesGomes,Annatália Meneses de AmorimSampaio,Maria Homéria Leite de Moraispor2021-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000601389Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-04-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
title Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
spellingShingle Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
Oliveira,Lucia Conde de
Programa Saúde da Família
Participação popular
Educação em Saúde
Educação Popular em Saúde
title_short Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
title_full Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
title_fullStr Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
title_full_unstemmed Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
title_sort Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária
author Oliveira,Lucia Conde de
author_facet Oliveira,Lucia Conde de
Ávila,Maria Marlene Marques
Gomes,Annatália Meneses de Amorim
Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais
author_role author
author2 Ávila,Maria Marlene Marques
Gomes,Annatália Meneses de Amorim
Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Lucia Conde de
Ávila,Maria Marlene Marques
Gomes,Annatália Meneses de Amorim
Sampaio,Maria Homéria Leite de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Saúde da Família
Participação popular
Educação em Saúde
Educação Popular em Saúde
topic Programa Saúde da Família
Participação popular
Educação em Saúde
Educação Popular em Saúde
description Analisa a participação popular nas ações de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa do tipo investigação-ação em cinco Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, no período 2009-2011, tendo como técnicas a observação participante e grupos focais com trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde e usuários. Identificou-se que as ações de educação em saúde eram realizadas de forma pontual, na maioria com metodologias tradicionais e abordagens individuais que não favoreciam a participação da população. As evidências apontaram a falta de qualificação adequada para o desenvolvimento dessas ações e a sobrecarga de trabalho pela baixa cobertura da atenção primária. Nas intervenções mediadas pela educação popular, houve maior autonomia, protagonismo, participação popular, confirmando o potencial dessa metodologia para favorecer a participação dos usuários e o diálogo entre o saber científico e o popular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520715247616