Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallegrave,Daniela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ceccim,Ricardo Burg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300877
Resumo: São apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional de Residências em Saúde, diante das palavras ensino e aprendizado. Pode-se compreender que os aprendizados da prática são resultantes de exposições e apreensões afetivas, e que um currículo se faz pela capacidade de se apreenderem perguntas e dar-lhes lugar, não à curricularização escolar daquilo que há por aprender, especialmente quando a educação ocorre em serviço.
id UNESP-8_172562fd5978108ee58fa6e98001af64
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000300877
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em SaúdeEncontros de aprendizagemProjeto pedagógico singularResidência em saúdeEducação e ensino da saúdeSaúde ColetivaSão apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional de Residências em Saúde, diante das palavras ensino e aprendizado. Pode-se compreender que os aprendizados da prática são resultantes de exposições e apreensões afetivas, e que um currículo se faz pela capacidade de se apreenderem perguntas e dar-lhes lugar, não à curricularização escolar daquilo que há por aprender, especialmente quando a educação ocorre em serviço.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300877Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0020info:eu-repo/semantics/openAccessDallegrave,DanielaCeccim,Ricardo Burgpor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300877Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
title Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
spellingShingle Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
Dallegrave,Daniela
Encontros de aprendizagem
Projeto pedagógico singular
Residência em saúde
Educação e ensino da saúde
Saúde Coletiva
title_short Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
title_full Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
title_fullStr Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
title_full_unstemmed Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
title_sort Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde
author Dallegrave,Daniela
author_facet Dallegrave,Daniela
Ceccim,Ricardo Burg
author_role author
author2 Ceccim,Ricardo Burg
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallegrave,Daniela
Ceccim,Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Encontros de aprendizagem
Projeto pedagógico singular
Residência em saúde
Educação e ensino da saúde
Saúde Coletiva
topic Encontros de aprendizagem
Projeto pedagógico singular
Residência em saúde
Educação e ensino da saúde
Saúde Coletiva
description São apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional de Residências em Saúde, diante das palavras ensino e aprendizado. Pode-se compreender que os aprendizados da prática são resultantes de exposições e apreensões afetivas, e que um currículo se faz pela capacidade de se apreenderem perguntas e dar-lhes lugar, não à curricularização escolar daquilo que há por aprender, especialmente quando a educação ocorre em serviço.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300877
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523015823360