Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200503 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 exigiu a adequação das atividades práticas em saúde para o formato on-line, sendo esse um desafio maior para os cursos com currículos interprofissionais. Este artigo relata a experiência de uma turma do módulo Clínica Integrada: produção de cuidado, do Eixo Trabalho em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista, no formato de atividades domiciliares especiais, ressaltando como as competências interprofissionais foram desenvolvidas nessa nova perspectiva. Em oito encontros síncronos aproximamos os estudantes da realidade do serviço de saúde por meio de trocas com profissionais e usuários do serviço. Discutimos a experiência de aprender sobre cuidado, inclusive nesse contexto da pandemia e as mudanças dela advindas. Conseguimos alcançar os objetivos educacionais do módulo e desenvolver as competências para a prática interprofissional colaborativa, ainda que algumas tenham sido mais incipientes. |
id |
UNESP-8_1b388543de5cdb5d65ebcfa5354219a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000200503 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemiaFormação profissionalEducação interprofissional em saúdeAprendizagem compartilhadaEnsino on-lineAprendizagem on-lineA pandemia de Covid-19 exigiu a adequação das atividades práticas em saúde para o formato on-line, sendo esse um desafio maior para os cursos com currículos interprofissionais. Este artigo relata a experiência de uma turma do módulo Clínica Integrada: produção de cuidado, do Eixo Trabalho em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista, no formato de atividades domiciliares especiais, ressaltando como as competências interprofissionais foram desenvolvidas nessa nova perspectiva. Em oito encontros síncronos aproximamos os estudantes da realidade do serviço de saúde por meio de trocas com profissionais e usuários do serviço. Discutimos a experiência de aprender sobre cuidado, inclusive nesse contexto da pandemia e as mudanças dela advindas. Conseguimos alcançar os objetivos educacionais do módulo e desenvolver as competências para a prática interprofissional colaborativa, ainda que algumas tenham sido mais incipientes.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200503Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210034info:eu-repo/semantics/openAccessGirundi,CynthiaAveiro,Mariana ChavesUchôa-Figueiredo,Lúcia da Rochapor2021-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200503Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
title |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia Girundi,Cynthia Formação profissional Educação interprofissional em saúde Aprendizagem compartilhada Ensino on-line Aprendizagem on-line |
title_short |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
title_full |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
title_sort |
Formação para o cuidado interprofissional: ressignificando a prática de saúde em tempos de pandemia |
author |
Girundi,Cynthia |
author_facet |
Girundi,Cynthia Aveiro,Mariana Chaves Uchôa-Figueiredo,Lúcia da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Aveiro,Mariana Chaves Uchôa-Figueiredo,Lúcia da Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girundi,Cynthia Aveiro,Mariana Chaves Uchôa-Figueiredo,Lúcia da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Educação interprofissional em saúde Aprendizagem compartilhada Ensino on-line Aprendizagem on-line |
topic |
Formação profissional Educação interprofissional em saúde Aprendizagem compartilhada Ensino on-line Aprendizagem on-line |
description |
A pandemia de Covid-19 exigiu a adequação das atividades práticas em saúde para o formato on-line, sendo esse um desafio maior para os cursos com currículos interprofissionais. Este artigo relata a experiência de uma turma do módulo Clínica Integrada: produção de cuidado, do Eixo Trabalho em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista, no formato de atividades domiciliares especiais, ressaltando como as competências interprofissionais foram desenvolvidas nessa nova perspectiva. Em oito encontros síncronos aproximamos os estudantes da realidade do serviço de saúde por meio de trocas com profissionais e usuários do serviço. Discutimos a experiência de aprender sobre cuidado, inclusive nesse contexto da pandemia e as mudanças dela advindas. Conseguimos alcançar os objetivos educacionais do módulo e desenvolver as competências para a prática interprofissional colaborativa, ainda que algumas tenham sido mais incipientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525038526464 |