PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106 |
Resumo: | A educação interprofissional (EIP) em saúde é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Assim, este estudo tem o objetivo de compartilhar a vivência do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na prática interprofissional colaborativa com educadores da saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência da oficina “Dialogando com a interprofissionalidade”. A prática do “acolhimento” foi a abordagem escolhida para iniciar o diálogo da interprofissionalidade, com a finalidade de construir uma rede de confiança e solidariedade. No “(re)conhecimento interprofissional”, os participantes refletiram sobre as novas possibilidades para a produção do cuidado compartilhado. A formação dos grupos foi pautada na interação dialógica, através do “colar diversidade”, que possibilitou a construção de um ambiente descontraído e participativo. Com a “viagem educacional” foram gerados sentimentos e racionalidades que contribuíram para o desenvolvimento da colaboração, respeito mútuo, confiança e reconhecimento das diversas profissões, com interdependência e complementaridade dos saberes e ações, para o cuidado integral. Na “ciranda da interprofissionalidade” houve a expressão de sentimento de alegria, descontração, satisfação, inclusão, interação e colaboração, com o despertar de um coletivo unido pelo desejo de mudanças na sua práxis. Por fim, a prática interprofissional colaborativa em saúde foi destacada como uma estratégia essencial para se alcançar a integralidade do cuidado. A abordagem da EIP à luz de processos educacionais inovadores tornou a aprendizagem mais afetiva, alegre, problematizadora e com maior tomada de decisões. |
id |
IBICT-3_842b3f2e2af9bfae1011cfaabe61f146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3106 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORESEducação interprofissionalAprendizado colaborativoRelações interprofissionaisComportamento cooperativoAprendizagem ativaEducação Interprofissional na Saúde ColetivaA educação interprofissional (EIP) em saúde é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Assim, este estudo tem o objetivo de compartilhar a vivência do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na prática interprofissional colaborativa com educadores da saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência da oficina “Dialogando com a interprofissionalidade”. A prática do “acolhimento” foi a abordagem escolhida para iniciar o diálogo da interprofissionalidade, com a finalidade de construir uma rede de confiança e solidariedade. No “(re)conhecimento interprofissional”, os participantes refletiram sobre as novas possibilidades para a produção do cuidado compartilhado. A formação dos grupos foi pautada na interação dialógica, através do “colar diversidade”, que possibilitou a construção de um ambiente descontraído e participativo. Com a “viagem educacional” foram gerados sentimentos e racionalidades que contribuíram para o desenvolvimento da colaboração, respeito mútuo, confiança e reconhecimento das diversas profissões, com interdependência e complementaridade dos saberes e ações, para o cuidado integral. Na “ciranda da interprofissionalidade” houve a expressão de sentimento de alegria, descontração, satisfação, inclusão, interação e colaboração, com o despertar de um coletivo unido pelo desejo de mudanças na sua práxis. Por fim, a prática interprofissional colaborativa em saúde foi destacada como uma estratégia essencial para se alcançar a integralidade do cuidado. A abordagem da EIP à luz de processos educacionais inovadores tornou a aprendizagem mais afetiva, alegre, problematizadora e com maior tomada de decisões.SESAB2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/310610.22278/2318-2660.2019.v43.n1.a3106Revista Baiana de Saúde Pública; v. 43 n. 1 (2019); 271-2872318-26600100-023310.22278/2318-2660.2019.v43.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2621https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2681https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2682Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Mússio PirajáGomes, Daiene RosaSilva, Maiara MacedoTrindade, Samara Nagla ChavesOliveira, Elizabete Regina Araújo deCarvalho, Raquel Baroni de2023-02-13T19:28:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3106Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:58:07.657926Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
title |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
spellingShingle |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES Mattos, Mússio Pirajá Educação interprofissional Aprendizado colaborativo Relações interprofissionais Comportamento cooperativo Aprendizagem ativa Educação Interprofissional na Saúde Coletiva |
title_short |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
title_full |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
title_fullStr |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
title_sort |
PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES |
author |
Mattos, Mússio Pirajá |
author_facet |
Mattos, Mússio Pirajá Gomes, Daiene Rosa Silva, Maiara Macedo Trindade, Samara Nagla Chaves Oliveira, Elizabete Regina Araújo de Carvalho, Raquel Baroni de |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Daiene Rosa Silva, Maiara Macedo Trindade, Samara Nagla Chaves Oliveira, Elizabete Regina Araújo de Carvalho, Raquel Baroni de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Mússio Pirajá Gomes, Daiene Rosa Silva, Maiara Macedo Trindade, Samara Nagla Chaves Oliveira, Elizabete Regina Araújo de Carvalho, Raquel Baroni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação interprofissional Aprendizado colaborativo Relações interprofissionais Comportamento cooperativo Aprendizagem ativa Educação Interprofissional na Saúde Coletiva |
topic |
Educação interprofissional Aprendizado colaborativo Relações interprofissionais Comportamento cooperativo Aprendizagem ativa Educação Interprofissional na Saúde Coletiva |
description |
A educação interprofissional (EIP) em saúde é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Assim, este estudo tem o objetivo de compartilhar a vivência do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na prática interprofissional colaborativa com educadores da saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência da oficina “Dialogando com a interprofissionalidade”. A prática do “acolhimento” foi a abordagem escolhida para iniciar o diálogo da interprofissionalidade, com a finalidade de construir uma rede de confiança e solidariedade. No “(re)conhecimento interprofissional”, os participantes refletiram sobre as novas possibilidades para a produção do cuidado compartilhado. A formação dos grupos foi pautada na interação dialógica, através do “colar diversidade”, que possibilitou a construção de um ambiente descontraído e participativo. Com a “viagem educacional” foram gerados sentimentos e racionalidades que contribuíram para o desenvolvimento da colaboração, respeito mútuo, confiança e reconhecimento das diversas profissões, com interdependência e complementaridade dos saberes e ações, para o cuidado integral. Na “ciranda da interprofissionalidade” houve a expressão de sentimento de alegria, descontração, satisfação, inclusão, interação e colaboração, com o despertar de um coletivo unido pelo desejo de mudanças na sua práxis. Por fim, a prática interprofissional colaborativa em saúde foi destacada como uma estratégia essencial para se alcançar a integralidade do cuidado. A abordagem da EIP à luz de processos educacionais inovadores tornou a aprendizagem mais afetiva, alegre, problematizadora e com maior tomada de decisões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106 10.22278/2318-2660.2019.v43.n1.a3106 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2019.v43.n1.a3106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2621 https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2681 https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3106/2682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Saúde Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Saúde Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 43 n. 1 (2019); 271-287 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2019.v43.N1 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1798948056811438080 |