Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos. |
id |
UNESP-8_1c92911bdd82ff9eb6f18781b87de80e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000200218 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19Epidemia pelo novo coronavírusEducação médicaPesquisa qualitativaPercepçãoDocentesEste estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200868info:eu-repo/semantics/openAccessSerra,Sandra TorresTaquette,Stella ReginaBteshe,MarianaCorrêa,Letícia MoraesMattos,Alice Vargas Vieirapor2021-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200218Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
title |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 Serra,Sandra Torres Epidemia pelo novo coronavírus Educação médica Pesquisa qualitativa Percepção Docentes |
title_short |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19 |
author |
Serra,Sandra Torres |
author_facet |
Serra,Sandra Torres Taquette,Stella Regina Bteshe,Mariana Corrêa,Letícia Moraes Mattos,Alice Vargas Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Taquette,Stella Regina Bteshe,Mariana Corrêa,Letícia Moraes Mattos,Alice Vargas Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra,Sandra Torres Taquette,Stella Regina Bteshe,Mariana Corrêa,Letícia Moraes Mattos,Alice Vargas Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epidemia pelo novo coronavírus Educação médica Pesquisa qualitativa Percepção Docentes |
topic |
Epidemia pelo novo coronavírus Educação médica Pesquisa qualitativa Percepção Docentes |
description |
Este estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525028040704 |