Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra,Sandra Torres
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Taquette,Stella Regina, Bteshe,Mariana, Corrêa,Letícia Moraes, Mattos,Alice Vargas Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218
Resumo: Este estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos.
id UNESP-8_1c92911bdd82ff9eb6f18781b87de80e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000200218
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19Epidemia pelo novo coronavírusEducação médicaPesquisa qualitativaPercepçãoDocentesEste estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200868info:eu-repo/semantics/openAccessSerra,Sandra TorresTaquette,Stella ReginaBteshe,MarianaCorrêa,Letícia MoraesMattos,Alice Vargas Vieirapor2021-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200218Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
title Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
spellingShingle Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
Serra,Sandra Torres
Epidemia pelo novo coronavírus
Educação médica
Pesquisa qualitativa
Percepção
Docentes
title_short Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
title_full Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
title_fullStr Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
title_sort Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19
author Serra,Sandra Torres
author_facet Serra,Sandra Torres
Taquette,Stella Regina
Bteshe,Mariana
Corrêa,Letícia Moraes
Mattos,Alice Vargas Vieira
author_role author
author2 Taquette,Stella Regina
Bteshe,Mariana
Corrêa,Letícia Moraes
Mattos,Alice Vargas Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra,Sandra Torres
Taquette,Stella Regina
Bteshe,Mariana
Corrêa,Letícia Moraes
Mattos,Alice Vargas Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemia pelo novo coronavírus
Educação médica
Pesquisa qualitativa
Percepção
Docentes
topic Epidemia pelo novo coronavírus
Educação médica
Pesquisa qualitativa
Percepção
Docentes
description Este estudo objetiva analisar questões da educação médica evidenciadas pelas medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus19 associadas às percepções de professores de medicina sobre esses mesmos aspectos, em um momento prévio à eclosão da crise sanitária. Realizamos um recorte de resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e conduzimos a discussão com base na triangulação de dados entre observações de campo e entrevistas com professores. A pandemia reacendeu debates sobre a relevância de conteúdos, a utilização de tecnologias digitais para fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo. Além disso, resgatou questões que envolvem habilidades de comunicação e a saúde de estudantes nas práticas do cuidado. Discutiremos a experiência passada articulando-a às experiências recentes e o que poderemos recolher para (re)construirmos os rumos da formação dos médicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525028040704