Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin,Maria José Sanches
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes,Romeu, Marvulo,Marilda Marques Luciano, Primo,Elisabete Medeiros, Barbosa,Pedro Marco Karan, Druzian,Suelaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde.
id UNESP-8_1d07ca1fdb5684e980b69864a0f4d162
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000200008
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativasPós-graduação em EducaçãoAvaliaçãoMetodologias ativas de ensino-aprendizagemEste trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde.UNESP2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesGomes,RomeuMarvulo,Marilda Marques LucianoPrimo,Elisabete MedeirosBarbosa,Pedro Marco KaranDruzian,Suelainepor2012-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000200008Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
title Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
spellingShingle Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
Marin,Maria José Sanches
Pós-graduação em Educação
Avaliação
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_short Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
title_full Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
title_fullStr Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
title_full_unstemmed Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
title_sort Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
author Marin,Maria José Sanches
author_facet Marin,Maria José Sanches
Gomes,Romeu
Marvulo,Marilda Marques Luciano
Primo,Elisabete Medeiros
Barbosa,Pedro Marco Karan
Druzian,Suelaine
author_role author
author2 Gomes,Romeu
Marvulo,Marilda Marques Luciano
Primo,Elisabete Medeiros
Barbosa,Pedro Marco Karan
Druzian,Suelaine
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin,Maria José Sanches
Gomes,Romeu
Marvulo,Marilda Marques Luciano
Primo,Elisabete Medeiros
Barbosa,Pedro Marco Karan
Druzian,Suelaine
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação em Educação
Avaliação
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
topic Pós-graduação em Educação
Avaliação
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
description Este trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518488072192