Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008 |
Resumo: | Este trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde. |
id |
UNESP-8_1d07ca1fdb5684e980b69864a0f4d162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832010000200008 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativasPós-graduação em EducaçãoAvaliaçãoMetodologias ativas de ensino-aprendizagemEste trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde.UNESP2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesGomes,RomeuMarvulo,Marilda Marques LucianoPrimo,Elisabete MedeirosBarbosa,Pedro Marco KaranDruzian,Suelainepor2012-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000200008Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
title |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
spellingShingle |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas Marin,Maria José Sanches Pós-graduação em Educação Avaliação Metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_short |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
title_full |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
title_fullStr |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
title_sort |
Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas |
author |
Marin,Maria José Sanches |
author_facet |
Marin,Maria José Sanches Gomes,Romeu Marvulo,Marilda Marques Luciano Primo,Elisabete Medeiros Barbosa,Pedro Marco Karan Druzian,Suelaine |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Romeu Marvulo,Marilda Marques Luciano Primo,Elisabete Medeiros Barbosa,Pedro Marco Karan Druzian,Suelaine |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin,Maria José Sanches Gomes,Romeu Marvulo,Marilda Marques Luciano Primo,Elisabete Medeiros Barbosa,Pedro Marco Karan Druzian,Suelaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação em Educação Avaliação Metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
topic |
Pós-graduação em Educação Avaliação Metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Qui-quadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêutica-dialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pós-graduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832010000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518488072192 |