A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401193 |
Resumo: | Neste artigo, que partiu de uma pesquisa documental cujo referencial teórico-metodológico foi o pensamento de Michael Foucault, analisa-se como os discursos sobre a morte circulam na mídia brasileira, produzindo um currículo do final da vida. O material empírico foi composto de dez reportagens que circularam entre 2002 e 2012 nas revistas Época e Veja. Para delimitar o corpus de análise, elaborou-se um mapeamento discursivo com o software ATLAS.ti 7, e os achados foram submetidos à análise do discurso de inspiração foucaultiana. A aceitação da morte e sua domesticação despontam como estratégias produzidas pelo Estado e legitimadas pela mídia. As revistas informativas brasileiras produzem um currículo do final da vida, ensinando e propagando a aceitação da morte e convocando os sujeitos a governarem seu fim. Aqueles que escapam dessa ordem discursiva são considerados os "anormais" no contexto do final da vida. |
id |
UNESP-8_2b72bcdbb73827e896199e5bf27a668e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000401193 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídiaMorteEnfermagemMídiaEducação em EnfermagemEstudos CulturaisNeste artigo, que partiu de uma pesquisa documental cujo referencial teórico-metodológico foi o pensamento de Michael Foucault, analisa-se como os discursos sobre a morte circulam na mídia brasileira, produzindo um currículo do final da vida. O material empírico foi composto de dez reportagens que circularam entre 2002 e 2012 nas revistas Época e Veja. Para delimitar o corpus de análise, elaborou-se um mapeamento discursivo com o software ATLAS.ti 7, e os achados foram submetidos à análise do discurso de inspiração foucaultiana. A aceitação da morte e sua domesticação despontam como estratégias produzidas pelo Estado e legitimadas pela mídia. As revistas informativas brasileiras produzem um currículo do final da vida, ensinando e propagando a aceitação da morte e convocando os sujeitos a governarem seu fim. Aqueles que escapam dessa ordem discursiva são considerados os "anormais" no contexto do final da vida.UNESP2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401193Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.55 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0199info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro,Franciele RobertaKruse,Maria Henriqueta Lucepor2015-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000401193Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
title |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
spellingShingle |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia Cordeiro,Franciele Roberta Morte Enfermagem Mídia Educação em Enfermagem Estudos Culturais |
title_short |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
title_full |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
title_fullStr |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
title_full_unstemmed |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
title_sort |
A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia |
author |
Cordeiro,Franciele Roberta |
author_facet |
Cordeiro,Franciele Roberta Kruse,Maria Henriqueta Luce |
author_role |
author |
author2 |
Kruse,Maria Henriqueta Luce |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro,Franciele Roberta Kruse,Maria Henriqueta Luce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Morte Enfermagem Mídia Educação em Enfermagem Estudos Culturais |
topic |
Morte Enfermagem Mídia Educação em Enfermagem Estudos Culturais |
description |
Neste artigo, que partiu de uma pesquisa documental cujo referencial teórico-metodológico foi o pensamento de Michael Foucault, analisa-se como os discursos sobre a morte circulam na mídia brasileira, produzindo um currículo do final da vida. O material empírico foi composto de dez reportagens que circularam entre 2002 e 2012 nas revistas Época e Veja. Para delimitar o corpus de análise, elaborou-se um mapeamento discursivo com o software ATLAS.ti 7, e os achados foram submetidos à análise do discurso de inspiração foucaultiana. A aceitação da morte e sua domesticação despontam como estratégias produzidas pelo Estado e legitimadas pela mídia. As revistas informativas brasileiras produzem um currículo do final da vida, ensinando e propagando a aceitação da morte e convocando os sujeitos a governarem seu fim. Aqueles que escapam dessa ordem discursiva são considerados os "anormais" no contexto do final da vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401193 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.55 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521119997952 |