Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521 |
Resumo: | Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar. |
id |
UNESP-8_2f17aa3be84df97807b697315b9a1498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000300521 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdadeCurrículoDermeval SavianiPedagogia histórico-críticaLiberdadeMarxismo.Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.UNESP2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0922info:eu-repo/semantics/openAccessGama,Carolina NozellaDuarte,Newtonpor2017-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000300521Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-10-03T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
title |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
spellingShingle |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade Gama,Carolina Nozella Currículo Dermeval Saviani Pedagogia histórico-crítica Liberdade Marxismo. |
title_short |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
title_full |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
title_fullStr |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
title_full_unstemmed |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
title_sort |
Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade |
author |
Gama,Carolina Nozella |
author_facet |
Gama,Carolina Nozella Duarte,Newton |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,Newton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama,Carolina Nozella Duarte,Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Dermeval Saviani Pedagogia histórico-crítica Liberdade Marxismo. |
topic |
Currículo Dermeval Saviani Pedagogia histórico-crítica Liberdade Marxismo. |
description |
Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522604781568 |