Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama,Carolina Nozella
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte,Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521
Resumo: Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.
id UNESP-8_2f17aa3be84df97807b697315b9a1498
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832017000300521
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdadeCurrículoDermeval SavianiPedagogia histórico-críticaLiberdadeMarxismo.Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.UNESP2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0922info:eu-repo/semantics/openAccessGama,Carolina NozellaDuarte,Newtonpor2017-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000300521Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-10-03T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
title Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
spellingShingle Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
Gama,Carolina Nozella
Currículo
Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica
Liberdade
Marxismo.
title_short Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
title_full Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
title_fullStr Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
title_full_unstemmed Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
title_sort Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade
author Gama,Carolina Nozella
author_facet Gama,Carolina Nozella
Duarte,Newton
author_role author
author2 Duarte,Newton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama,Carolina Nozella
Duarte,Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica
Liberdade
Marxismo.
topic Currículo
Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica
Liberdade
Marxismo.
description Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522604781568