Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora. |
id |
UNESP-8_32b65c0c1b1719ab2ee0b477fb3f2182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832011000400011 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no BrasilEnfermagemDocentes de enfermagemFormação didático-pedagógicaNeste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora.UNESP2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832011005000030info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Paulo GomesSantos,Patrícia Leal de Freitaspor2011-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000400011Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2011-12-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
title |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
spellingShingle |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil Lima,Paulo Gomes Enfermagem Docentes de enfermagem Formação didático-pedagógica |
title_short |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
title_full |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
title_fullStr |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
title_full_unstemmed |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
title_sort |
Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil |
author |
Lima,Paulo Gomes |
author_facet |
Lima,Paulo Gomes Santos,Patrícia Leal de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Patrícia Leal de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Paulo Gomes Santos,Patrícia Leal de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Docentes de enfermagem Formação didático-pedagógica |
topic |
Enfermagem Docentes de enfermagem Formação didático-pedagógica |
description |
Neste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832011005000030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958519268212736 |