Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Paulo Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos,Patrícia Leal de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011
Resumo: Neste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora.
id UNESP-8_32b65c0c1b1719ab2ee0b477fb3f2182
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832011000400011
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no BrasilEnfermagemDocentes de enfermagemFormação didático-pedagógicaNeste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora.UNESP2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832011005000030info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Paulo GomesSantos,Patrícia Leal de Freitaspor2011-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000400011Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2011-12-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
title Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
spellingShingle Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
Lima,Paulo Gomes
Enfermagem
Docentes de enfermagem
Formação didático-pedagógica
title_short Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
title_full Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
title_fullStr Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
title_full_unstemmed Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
title_sort Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
author Lima,Paulo Gomes
author_facet Lima,Paulo Gomes
Santos,Patrícia Leal de Freitas
author_role author
author2 Santos,Patrícia Leal de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Paulo Gomes
Santos,Patrícia Leal de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Docentes de enfermagem
Formação didático-pedagógica
topic Enfermagem
Docentes de enfermagem
Formação didático-pedagógica
description Neste trabalho analisamos as solicitações profissionais e sociais do professor universitário de cursos de enfermagem no Brasil frente às exigências histórico-metodológicas da enfermagem e dos profissionais que exercem a docência nessa área, por meio de uma revisão de literatura especializada. As conclusões apontam para uma necessária reflexão da área, rompendo com a lógica meramente instrumental, tanto do professor quanto do profissional a ser formado, à medida que o processo de ação-reflexão-ação ocupa a centralidade da interação dos saberes e fazeres, em uma perspectiva humanizadora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832011005000030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519268212736