Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo. |
id |
UNESP-8_374c160cf8a938e985968b7f954a71e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832006000200018 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiênciaenfermagemeducação em enfermagemcurrículoO trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo.UNESP2006-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000200018info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Kátia Terezinha AlvesTakeda,ElisabeteFraga,Elaine Morelato VilelaBraccialli,Luzmarina A. DoretoChirelli,Mara QuaglioCosta,Maria Cristina Guimarães daLaluna,Maria Cristina Martinez CapelCorrea,Maria Elizabeth S. HernandesTonhom,Sílvia Franco da Rochapor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000200018Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
title |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
spellingShingle |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência Rezende,Kátia Terezinha Alves enfermagem educação em enfermagem currículo |
title_short |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
title_full |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
title_fullStr |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
title_sort |
Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência |
author |
Rezende,Kátia Terezinha Alves |
author_facet |
Rezende,Kátia Terezinha Alves Takeda,Elisabete Fraga,Elaine Morelato Vilela Braccialli,Luzmarina A. Doreto Chirelli,Mara Quaglio Costa,Maria Cristina Guimarães da Laluna,Maria Cristina Martinez Capel Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes Tonhom,Sílvia Franco da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Takeda,Elisabete Fraga,Elaine Morelato Vilela Braccialli,Luzmarina A. Doreto Chirelli,Mara Quaglio Costa,Maria Cristina Guimarães da Laluna,Maria Cristina Martinez Capel Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes Tonhom,Sílvia Franco da Rocha |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende,Kátia Terezinha Alves Takeda,Elisabete Fraga,Elaine Morelato Vilela Braccialli,Luzmarina A. Doreto Chirelli,Mara Quaglio Costa,Maria Cristina Guimarães da Laluna,Maria Cristina Martinez Capel Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes Tonhom,Sílvia Franco da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem educação em enfermagem currículo |
topic |
enfermagem educação em enfermagem currículo |
description |
O trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832006000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517664940032 |