Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende,Kátia Terezinha Alves
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Takeda,Elisabete, Fraga,Elaine Morelato Vilela, Braccialli,Luzmarina A. Doreto, Chirelli,Mara Quaglio, Costa,Maria Cristina Guimarães da, Laluna,Maria Cristina Martinez Capel, Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes, Tonhom,Sílvia Franco da Rocha
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018
Resumo: O trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo.
id UNESP-8_374c160cf8a938e985968b7f954a71e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832006000200018
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiênciaenfermagemeducação em enfermagemcurrículoO trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo.UNESP2006-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000200018info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Kátia Terezinha AlvesTakeda,ElisabeteFraga,Elaine Morelato VilelaBraccialli,Luzmarina A. DoretoChirelli,Mara QuaglioCosta,Maria Cristina Guimarães daLaluna,Maria Cristina Martinez CapelCorrea,Maria Elizabeth S. HernandesTonhom,Sílvia Franco da Rochapor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000200018Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
title Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
spellingShingle Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
Rezende,Kátia Terezinha Alves
enfermagem
educação em enfermagem
currículo
title_short Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
title_full Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
title_fullStr Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
title_full_unstemmed Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
title_sort Implementando as unidades educacionais do curso de enfermagem da Famema: relato de experiência
author Rezende,Kátia Terezinha Alves
author_facet Rezende,Kátia Terezinha Alves
Takeda,Elisabete
Fraga,Elaine Morelato Vilela
Braccialli,Luzmarina A. Doreto
Chirelli,Mara Quaglio
Costa,Maria Cristina Guimarães da
Laluna,Maria Cristina Martinez Capel
Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes
Tonhom,Sílvia Franco da Rocha
author_role author
author2 Takeda,Elisabete
Fraga,Elaine Morelato Vilela
Braccialli,Luzmarina A. Doreto
Chirelli,Mara Quaglio
Costa,Maria Cristina Guimarães da
Laluna,Maria Cristina Martinez Capel
Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes
Tonhom,Sílvia Franco da Rocha
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende,Kátia Terezinha Alves
Takeda,Elisabete
Fraga,Elaine Morelato Vilela
Braccialli,Luzmarina A. Doreto
Chirelli,Mara Quaglio
Costa,Maria Cristina Guimarães da
Laluna,Maria Cristina Martinez Capel
Correa,Maria Elizabeth S. Hernandes
Tonhom,Sílvia Franco da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação em enfermagem
currículo
topic enfermagem
educação em enfermagem
currículo
description O trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do currículo ao longo das quatro séries do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 2003. Utilizou-se, como método, a reflexão sobre a prática pedagógica, com base na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem de cada série. Nos resultados, verificam-se pontos a serem trabalhados no projeto político-pedagógico, como: redefinição dos papéis dos docentes e do enfermeiro dos serviços de saúde; diferentes entendimentos sobre os referenciais da metodologia da problematização e competência; insegurança dos professores em trabalhar com a incerteza no processo ensino-aprendizagem. Identificam-se, também, mudanças que contribuíram para a implementação do projeto, destacando: o fortalecimento da parceria ensino-serviço; a articulação entre os cursos de enfermagem e medicina; a utilização dos princípios da aprendizagem significativa; instituição do processo de educação permanente, permitindo a avaliação de processos e estratégias do currículo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832006000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517664940032