Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Ivan Ferrer
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rodriguez,Carla Lopes, Rangel,Flaminio de Oliveira, Valente,José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200011
Resumo: O artigo contempla parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida junto aos agentes de saúde dos bairros São Marcos e Santa Mônica, em Campinas-SP. Trata-se de pesquisa longitudinal, com duração de um ano e meio, envolvendo três fases: presencial, semipresencial e a distância. Aqui tratamos apenas das atividades ocorridas na fase presencial, nas quais os agentes começaram a aprender a utilizar o computador, e do TelEduc. Para tanto, optamos por uma observação qualitativa, já que o objetivo principal foi aferir os estágios de desenvolvimento de Piaget com a capacidade dos agentes em dominar as entidades tangíveis e intangíveis da informática (compreendem-se as entidades tangíveis como os elementos de hardware; e as entidades intangíveis, como os de software). Essa relação foi possível quando eles, de maneira presencial, começaram a interagir com os elementos básicos do computador e com o TelEduc. Após superarem a anomia e terem dominado as ferramentas que favoreceram posturas heterônomas, os agentes manipularam recursos que permitiram o começo de uma relação de cooperação.
id UNESP-8_384ecc26577816a0cfedb938936670c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832006000200011
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distânciacomportamento cooperativoeducação a distânciadesenvolvimento da comunidadecapacitação de usuário de computadorconhecimentos em informáticaO artigo contempla parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida junto aos agentes de saúde dos bairros São Marcos e Santa Mônica, em Campinas-SP. Trata-se de pesquisa longitudinal, com duração de um ano e meio, envolvendo três fases: presencial, semipresencial e a distância. Aqui tratamos apenas das atividades ocorridas na fase presencial, nas quais os agentes começaram a aprender a utilizar o computador, e do TelEduc. Para tanto, optamos por uma observação qualitativa, já que o objetivo principal foi aferir os estágios de desenvolvimento de Piaget com a capacidade dos agentes em dominar as entidades tangíveis e intangíveis da informática (compreendem-se as entidades tangíveis como os elementos de hardware; e as entidades intangíveis, como os de software). Essa relação foi possível quando eles, de maneira presencial, começaram a interagir com os elementos básicos do computador e com o TelEduc. Após superarem a anomia e terem dominado as ferramentas que favoreceram posturas heterônomas, os agentes manipularam recursos que permitiram o começo de uma relação de cooperação.UNESP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200011Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000200011info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Ivan FerrerRodriguez,Carla LopesRangel,Flaminio de OliveiraValente,José Armandopor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000200011Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
title Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
spellingShingle Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
Maia,Ivan Ferrer
comportamento cooperativo
educação a distância
desenvolvimento da comunidade
capacitação de usuário de computador
conhecimentos em informática
title_short Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
title_full Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
title_fullStr Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
title_full_unstemmed Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
title_sort Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância
author Maia,Ivan Ferrer
author_facet Maia,Ivan Ferrer
Rodriguez,Carla Lopes
Rangel,Flaminio de Oliveira
Valente,José Armando
author_role author
author2 Rodriguez,Carla Lopes
Rangel,Flaminio de Oliveira
Valente,José Armando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Ivan Ferrer
Rodriguez,Carla Lopes
Rangel,Flaminio de Oliveira
Valente,José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento cooperativo
educação a distância
desenvolvimento da comunidade
capacitação de usuário de computador
conhecimentos em informática
topic comportamento cooperativo
educação a distância
desenvolvimento da comunidade
capacitação de usuário de computador
conhecimentos em informática
description O artigo contempla parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida junto aos agentes de saúde dos bairros São Marcos e Santa Mônica, em Campinas-SP. Trata-se de pesquisa longitudinal, com duração de um ano e meio, envolvendo três fases: presencial, semipresencial e a distância. Aqui tratamos apenas das atividades ocorridas na fase presencial, nas quais os agentes começaram a aprender a utilizar o computador, e do TelEduc. Para tanto, optamos por uma observação qualitativa, já que o objetivo principal foi aferir os estágios de desenvolvimento de Piaget com a capacidade dos agentes em dominar as entidades tangíveis e intangíveis da informática (compreendem-se as entidades tangíveis como os elementos de hardware; e as entidades intangíveis, como os de software). Essa relação foi possível quando eles, de maneira presencial, começaram a interagir com os elementos básicos do computador e com o TelEduc. Após superarem a anomia e terem dominado as ferramentas que favoreceram posturas heterônomas, os agentes manipularam recursos que permitiram o começo de uma relação de cooperação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832006000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517655502848