Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Alessandra Teixeira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6959
Resumo: A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas.
id URGS_1399ac65bc414f0f258bc65a60d8b78e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6959
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Primo, Alessandra TeixeiraAxt, MargareteFagundes, Léa da Cruz2007-06-06T19:02:24Z2003http://hdl.handle.net/10183/6959000449573A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas.application/pdfporComunicaçãoEnsino a distânciaComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemInformáticaEducaçãoInteração mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000449573.pdf000449573.pdfTexto completoapplication/pdf4306621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/1/000449573.pdf733f9ce32fb3c810d27bfc01e9700808MD51TEXT000449573.pdf.txt000449573.pdf.txtExtracted Texttext/plain830663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/2/000449573.pdf.txt602f7e58c7529f06275ad1bd686f498dMD52THUMBNAIL000449573.pdf.jpg000449573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/3/000449573.pdf.jpg67489457a23910029c46cf0aeed36c6cMD5310183/69592024-04-14 06:45:44.97961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-14T09:45:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
title Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
spellingShingle Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
Primo, Alessandra Teixeira
Comunicação
Ensino a distância
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Informática
Educação
title_short Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
title_full Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
title_fullStr Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
title_full_unstemmed Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
title_sort Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
author Primo, Alessandra Teixeira
author_facet Primo, Alessandra Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
Fagundes, Léa da Cruz
contributor_str_mv Axt, Margarete
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ensino a distância
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Informática
Educação
topic Comunicação
Ensino a distância
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Informática
Educação
description A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000449573
url http://hdl.handle.net/10183/6959
identifier_str_mv 000449573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/1/000449573.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/2/000449573.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/3/000449573.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 733f9ce32fb3c810d27bfc01e9700808
602f7e58c7529f06275ad1bd686f498d
67489457a23910029c46cf0aeed36c6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085071205433344