Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/6959 |
Resumo: | A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas. |
id |
URGS_1399ac65bc414f0f258bc65a60d8b78e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6959 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Primo, Alessandra TeixeiraAxt, MargareteFagundes, Léa da Cruz2007-06-06T19:02:24Z2003http://hdl.handle.net/10183/6959000449573A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas.application/pdfporComunicaçãoEnsino a distânciaComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemInformáticaEducaçãoInteração mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000449573.pdf000449573.pdfTexto completoapplication/pdf4306621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/1/000449573.pdf733f9ce32fb3c810d27bfc01e9700808MD51TEXT000449573.pdf.txt000449573.pdf.txtExtracted Texttext/plain830663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/2/000449573.pdf.txt602f7e58c7529f06275ad1bd686f498dMD52THUMBNAIL000449573.pdf.jpg000449573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/3/000449573.pdf.jpg67489457a23910029c46cf0aeed36c6cMD5310183/69592024-04-14 06:45:44.97961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-14T09:45:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
title |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
spellingShingle |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional Primo, Alessandra Teixeira Comunicação Ensino a distância Computador na educação Ambiente de aprendizagem Informática Educação |
title_short |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
title_full |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
title_fullStr |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
title_full_unstemmed |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
title_sort |
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional |
author |
Primo, Alessandra Teixeira |
author_facet |
Primo, Alessandra Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Axt, Margarete Fagundes, Léa da Cruz |
contributor_str_mv |
Axt, Margarete Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ensino a distância Computador na educação Ambiente de aprendizagem Informática Educação |
topic |
Comunicação Ensino a distância Computador na educação Ambiente de aprendizagem Informática Educação |
description |
A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e viés tecnicista. Para o estudo da interação mediada por computador, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, em seus desdobramentos para o estudo da comunicação interpessoal e da biologia do conhecimento. Tal referencial fundamenta, inicialmente, a crítica aos modelos teóricos que buscam equiparar máquinas e seres vivos. A partir disso, uma tipologia para o estudo da interação mediada por computador é proposta. Os dois tipos sugeridos de interação (aqui definida como “ação entre”) – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados. Enquanto a interação mútua caracteriza-se por ações interdependentes e pelo desenvolvimento ativo de um relacionamento que tem impacto recursivo em seus interagentes, a interação reativa é marcada por um automatismo estímulo-resposta. Finalmente, ao valorizar o diálogo cooperativo na rede e o estabelecimento de uma educação problematizadora, esta tese propõe um roteiro de avaliação de ambientes de educação a distância, quanto às interações estabelecidas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:02:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000449573 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6959 |
identifier_str_mv |
000449573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/1/000449573.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/2/000449573.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6959/3/000449573.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
733f9ce32fb3c810d27bfc01e9700808 602f7e58c7529f06275ad1bd686f498d 67489457a23910029c46cf0aeed36c6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085071205433344 |