Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Carla Cilene Baptista, Liberman,Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200603
Resumo: O módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.
id UNESP-8_4252069c097ee38006c535530f0ddfa0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000200603
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetosNarrativaFormação em Terapia OcupacionalEnsinoBrincarO módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.UNESP2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200603Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0978info:eu-repo/semantics/openAccessJurdi,Andrea Perosa SaighSilva,Carla Cilene BaptistaLiberman,Flaviapor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000200603Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-03-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
title Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
spellingShingle Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Narrativa
Formação em Terapia Ocupacional
Ensino
Brincar
title_short Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
title_full Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
title_fullStr Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
title_full_unstemmed Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
title_sort Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos
author Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author_facet Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Silva,Carla Cilene Baptista
Liberman,Flavia
author_role author
author2 Silva,Carla Cilene Baptista
Liberman,Flavia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Silva,Carla Cilene Baptista
Liberman,Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Formação em Terapia Ocupacional
Ensino
Brincar
topic Narrativa
Formação em Terapia Ocupacional
Ensino
Brincar
description O módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523380727808