Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509 |
Resumo: | Experiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais. |
id |
UNESP-8_46882ffe56040e21f9921b424884a8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832019000100509 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas PotiguaraExtensão comunitáriaSaúde indígenaEducação médicaEducação popularExperiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180576info:eu-repo/semantics/openAccessLuna,Willian FernandesNordi,Aline Barreto de AlmeidaRached,Karolina SaadCarvalho,Alice Ribeiro Viana depor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100509Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
title |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
spellingShingle |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara Luna,Willian Fernandes Extensão comunitária Saúde indígena Educação médica Educação popular |
title_short |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
title_full |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
title_fullStr |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
title_full_unstemmed |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
title_sort |
Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara |
author |
Luna,Willian Fernandes |
author_facet |
Luna,Willian Fernandes Nordi,Aline Barreto de Almeida Rached,Karolina Saad Carvalho,Alice Ribeiro Viana de |
author_role |
author |
author2 |
Nordi,Aline Barreto de Almeida Rached,Karolina Saad Carvalho,Alice Ribeiro Viana de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna,Willian Fernandes Nordi,Aline Barreto de Almeida Rached,Karolina Saad Carvalho,Alice Ribeiro Viana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão comunitária Saúde indígena Educação médica Educação popular |
topic |
Extensão comunitária Saúde indígena Educação médica Educação popular |
description |
Experiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.180576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523853635584 |