Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna,Willian Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nordi,Aline Barreto de Almeida, Rached,Karolina Saad, Carvalho,Alice Ribeiro Viana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509
Resumo: Experiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais.
id UNESP-8_46882ffe56040e21f9921b424884a8a1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100509
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas PotiguaraExtensão comunitáriaSaúde indígenaEducação médicaEducação popularExperiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180576info:eu-repo/semantics/openAccessLuna,Willian FernandesNordi,Aline Barreto de AlmeidaRached,Karolina SaadCarvalho,Alice Ribeiro Viana depor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100509Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
title Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
spellingShingle Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
Luna,Willian Fernandes
Extensão comunitária
Saúde indígena
Educação médica
Educação popular
title_short Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
title_full Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
title_fullStr Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
title_full_unstemmed Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
title_sort Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara
author Luna,Willian Fernandes
author_facet Luna,Willian Fernandes
Nordi,Aline Barreto de Almeida
Rached,Karolina Saad
Carvalho,Alice Ribeiro Viana de
author_role author
author2 Nordi,Aline Barreto de Almeida
Rached,Karolina Saad
Carvalho,Alice Ribeiro Viana de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna,Willian Fernandes
Nordi,Aline Barreto de Almeida
Rached,Karolina Saad
Carvalho,Alice Ribeiro Viana de
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão comunitária
Saúde indígena
Educação médica
Educação popular
topic Extensão comunitária
Saúde indígena
Educação médica
Educação popular
description Experiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.180576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523853635584