Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos Junior,Carlos Francisco dos, Medeiros,Nara Maria Holanda de, Medeiros,Lucilene Martorelli Ortiz Petin, Regis,Cristiano Gil, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601511
Resumo: Este trabalho se propôs a analisar as contribuições do grupo como um espaço de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências em/sobre a Educação Interprofissional. Apresenta nuanças do estudo de caso e ancorou-se na abordagem qualitativa. As 14 narrativas conduziram ao campo das experiências e representações, objeto de compreensão, análise e interpretação da pesquisa. Da análise temática emergiram três eixos de categoria: motivações, expressando os movimentos de busca, ingresso e permanência; grupo como espaço de aprendizagem compartilhada e prática colaborativa, com dimensões intersubjetiva, pessoal, institucional; e grupo como processo de consolidação e reconstrução permanentes, com desafios na construção das aprendizagens, no processo grupal e na publicização. O grupo caracteriza-se como locus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens.
id UNESP-8_54ebd765728d19dfe53523bba560949d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601511
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em focoEducação interprofissionalPrática colaborativaRelações interprofissionaisComportamento cooperativoEste trabalho se propôs a analisar as contribuições do grupo como um espaço de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências em/sobre a Educação Interprofissional. Apresenta nuanças do estudo de caso e ancorou-se na abordagem qualitativa. As 14 narrativas conduziram ao campo das experiências e representações, objeto de compreensão, análise e interpretação da pesquisa. Da análise temática emergiram três eixos de categoria: motivações, expressando os movimentos de busca, ingresso e permanência; grupo como espaço de aprendizagem compartilhada e prática colaborativa, com dimensões intersubjetiva, pessoal, institucional; e grupo como processo de consolidação e reconstrução permanentes, com desafios na construção das aprendizagens, no processo grupal e na publicização. O grupo caracteriza-se como locus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601511Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0674info:eu-repo/semantics/openAccessRossit,Rosana Aparecida SalvadorSantos Junior,Carlos Francisco dosMedeiros,Nara Maria Holanda deMedeiros,Lucilene Martorelli Ortiz PetinRegis,Cristiano GilBatista,Sylvia Helena Souza da Silvapor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601511Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
title Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
spellingShingle Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Educação interprofissional
Prática colaborativa
Relações interprofissionais
Comportamento cooperativo
title_short Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
title_full Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
title_fullStr Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
title_full_unstemmed Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
title_sort Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco
author Rossit,Rosana Aparecida Salvador
author_facet Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Santos Junior,Carlos Francisco dos
Medeiros,Nara Maria Holanda de
Medeiros,Lucilene Martorelli Ortiz Petin
Regis,Cristiano Gil
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author_role author
author2 Santos Junior,Carlos Francisco dos
Medeiros,Nara Maria Holanda de
Medeiros,Lucilene Martorelli Ortiz Petin
Regis,Cristiano Gil
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Santos Junior,Carlos Francisco dos
Medeiros,Nara Maria Holanda de
Medeiros,Lucilene Martorelli Ortiz Petin
Regis,Cristiano Gil
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação interprofissional
Prática colaborativa
Relações interprofissionais
Comportamento cooperativo
topic Educação interprofissional
Prática colaborativa
Relações interprofissionais
Comportamento cooperativo
description Este trabalho se propôs a analisar as contribuições do grupo como um espaço de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências em/sobre a Educação Interprofissional. Apresenta nuanças do estudo de caso e ancorou-se na abordagem qualitativa. As 14 narrativas conduziram ao campo das experiências e representações, objeto de compreensão, análise e interpretação da pesquisa. Da análise temática emergiram três eixos de categoria: motivações, expressando os movimentos de busca, ingresso e permanência; grupo como espaço de aprendizagem compartilhada e prática colaborativa, com dimensões intersubjetiva, pessoal, institucional; e grupo como processo de consolidação e reconstrução permanentes, com desafios na construção das aprendizagens, no processo grupal e na publicização. O grupo caracteriza-se como locus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601511
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523445739520