Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde. |
id |
UNESP-8_54569237637f3d36565dafbe5a4e5a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601563 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduaçãoRelações interprofissionaisEducação superiorServiços de integração docente-assistencialSistema Único de SaúdeRESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0658info:eu-repo/semantics/openAccessEly,Luciane InesToassi,Ramona Fernanda Ceriottipor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601563Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
title |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
spellingShingle |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação Ely,Luciane Ines Relações interprofissionais Educação superior Serviços de integração docente-assistencial Sistema Único de Saúde |
title_short |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
title_full |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
title_fullStr |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
title_full_unstemmed |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
title_sort |
Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação |
author |
Ely,Luciane Ines |
author_facet |
Ely,Luciane Ines Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ely,Luciane Ines Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interprofissionais Educação superior Serviços de integração docente-assistencial Sistema Único de Saúde |
topic |
Relações interprofissionais Educação superior Serviços de integração docente-assistencial Sistema Único de Saúde |
description |
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523349270528 |