Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ely,Luciane Ines
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde.
id UNESP-8_54569237637f3d36565dafbe5a4e5a99
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601563
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduaçãoRelações interprofissionaisEducação superiorServiços de integração docente-assistencialSistema Único de SaúdeRESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0658info:eu-repo/semantics/openAccessEly,Luciane InesToassi,Ramona Fernanda Ceriottipor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601563Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
title Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
spellingShingle Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
Ely,Luciane Ines
Relações interprofissionais
Educação superior
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
title_short Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
title_full Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
title_fullStr Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
title_full_unstemmed Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
title_sort Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação
author Ely,Luciane Ines
author_facet Ely,Luciane Ines
Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ely,Luciane Ines
Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interprofissionais
Educação superior
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
topic Relações interprofissionais
Educação superior
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
description RESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523349270528