A formação médica ancorada na aprendizagem baseada em problema: uma avaliação qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Romeu
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Francisco,Anete Maria, Tonhom,Silvia Franco da Rocha, Costa,Maria Cristina Guimarães da, Hamamoto,Cássia Galli, Pinheiro,Osni Lázaro, Moreira,Haydée Maria, Hafner,Maria de Lourdes Marmorato Botta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000100007
Resumo: Pretendeu-se avaliar os resultados de um curso de medicina ancorado na aprendizagem baseada em problema. A metodologia do estudo baseou-se no desenho de pesquisa de avaliação com abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas, elaboração de um plano de cuidados e atividade com paciente simulado. Os dados obtidos foram analisados a partir da perspectiva hermenêutica-dialética. Apesar de ter tido limites, o curso foi avaliado de forma positiva porque, segundo os egressos, proporcionou uma formação humanista, promoveu o aprender a aprender, valorizou a convivência com outros profissionais e integrou teoria com a prática. Os egressos articularam as dimensões biológica, psicológica e social tanto em suas falas quanto em suas ações. Os pacientes consideraram que os egressos eram cuidadosos, respeitando-os e escutando-os, enquanto os gestores dos serviços de saúde reconheceram que a atuação do egresso ia para além do foco da doença.
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