Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577 |
Resumo: | Sustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência. |
id |
UNESP-8_5d91e86c880c5646f6d8f6715cfd63e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000200577 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagemAprendizagem ativaCompetência profissionalEducaçãoEmoçõesArteSustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência.UNESP2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0846info:eu-repo/semantics/openAccessMourthé Junior,Carlos AlbertoLima,Valéria VernaschiPadilha,Roberto de Queirozpor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000200577Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-03-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
title |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
spellingShingle |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem Mourthé Junior,Carlos Alberto Aprendizagem ativa Competência profissional Educação Emoções Arte |
title_short |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
title_full |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
title_fullStr |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
title_sort |
Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem |
author |
Mourthé Junior,Carlos Alberto |
author_facet |
Mourthé Junior,Carlos Alberto Lima,Valéria Vernaschi Padilha,Roberto de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Valéria Vernaschi Padilha,Roberto de Queiroz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourthé Junior,Carlos Alberto Lima,Valéria Vernaschi Padilha,Roberto de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Competência profissional Educação Emoções Arte |
topic |
Aprendizagem ativa Competência profissional Educação Emoções Arte |
description |
Sustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522985414656 |