Como os profissionais da atenção primária percebem e desenvolvem a Educação Popular em Saúde?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flisch,Tácia Maria Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves,Rodrigo Henrique, Almeida,Thiara Amanda Corrêa de, Torres,Heloísa de Carvalho, Schall,Virginia Torres, Reis,Dener Carlos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601255
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar percepções e experiências em Educação em Saúde de 166 profissionais de equipes de Saúde da Família de Contagem (MG, Brasil), que responderam um questionário sobre práticas de Educação em Saúde. Os participantes consideraram aspectos além da finalidade informativa, ao relatar práticas voltadas à qualidade de vida e à formação humana. Todas as categorias profissionais mencionaram uma maior participação em grupos de controle da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Utilizam a pedagogia de Paulo Freire 4,7% dos entrevistados. Termos que demonstram a intencionalidade política, como “controle social” e “Educação Popular em Saúde” não foram mencionados. Foi constatada a necessidade de processos de educação permanente para os profissionais e implementação da política nacional de Educação Popular em Saúde.
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