Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221 |
Resumo: | Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo. |
id |
UNESP-8_6f3eb30c250b5de7b0c0d42a5527693f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000401221 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping reviewPessoal de saúdeSimulaçãoCompetência clínicaMétodos de avaliação Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo.UNESP2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0628info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Fernanda Berchelli GirãoMazzo,AlessandraPereira Junior,Gerson Alvespor2019-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000401221Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
title |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
spellingShingle |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review Miranda,Fernanda Berchelli Girão Pessoal de saúde Simulação Competência clínica Métodos de avaliação |
title_short |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
title_full |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
title_fullStr |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
title_full_unstemmed |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
title_sort |
Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review |
author |
Miranda,Fernanda Berchelli Girão |
author_facet |
Miranda,Fernanda Berchelli Girão Mazzo,Alessandra Pereira Junior,Gerson Alves |
author_role |
author |
author2 |
Mazzo,Alessandra Pereira Junior,Gerson Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda,Fernanda Berchelli Girão Mazzo,Alessandra Pereira Junior,Gerson Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoal de saúde Simulação Competência clínica Métodos de avaliação |
topic |
Pessoal de saúde Simulação Competência clínica Métodos de avaliação |
description |
Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523452030976 |