Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mazzo,Alessandra, Pereira Junior,Gerson Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221
Resumo: Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo.
id UNESP-8_6f3eb30c250b5de7b0c0d42a5527693f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000401221
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping reviewPessoal de saúdeSimulaçãoCompetência clínicaMétodos de avaliação Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo.UNESP2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0628info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Fernanda Berchelli GirãoMazzo,AlessandraPereira Junior,Gerson Alvespor2019-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000401221Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
title Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
spellingShingle Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Pessoal de saúde
Simulação
Competência clínica
Métodos de avaliação
title_short Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
title_full Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
title_fullStr Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
title_full_unstemmed Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
title_sort Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review
author Miranda,Fernanda Berchelli Girão
author_facet Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Mazzo,Alessandra
Pereira Junior,Gerson Alves
author_role author
author2 Mazzo,Alessandra
Pereira Junior,Gerson Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Mazzo,Alessandra
Pereira Junior,Gerson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoal de saúde
Simulação
Competência clínica
Métodos de avaliação
topic Pessoal de saúde
Simulação
Competência clínica
Métodos de avaliação
description Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523452030976