PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893 |
Resumo: | Trata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos. |
id |
UNESP-8_76d08238fde63c1648002695a8788595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000500893 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduaçãoSistema Único de SaúdeEducação em saúdeServiços de integração docente-assistencialPromoção da saúdeTrata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1345info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Marize Melo dosNétto,Otacílio Batista de SousaPedrosa,José Ivo dos SantosVilarinho,Lúcia da Silvapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500893Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
title |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
spellingShingle |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação Santos,Marize Melo dos Sistema Único de Saúde Educação em saúde Serviços de integração docente-assistencial Promoção da saúde |
title_short |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
title_full |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
title_fullStr |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
title_full_unstemmed |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
title_sort |
PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação |
author |
Santos,Marize Melo dos |
author_facet |
Santos,Marize Melo dos Nétto,Otacílio Batista de Sousa Pedrosa,José Ivo dos Santos Vilarinho,Lúcia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nétto,Otacílio Batista de Sousa Pedrosa,José Ivo dos Santos Vilarinho,Lúcia da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Marize Melo dos Nétto,Otacílio Batista de Sousa Pedrosa,José Ivo dos Santos Vilarinho,Lúcia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Educação em saúde Serviços de integração docente-assistencial Promoção da saúde |
topic |
Sistema Único de Saúde Educação em saúde Serviços de integração docente-assistencial Promoção da saúde |
description |
Trata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.1345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521398919168 |