PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Marize Melo dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nétto,Otacílio Batista de Sousa, Pedrosa,José Ivo dos Santos, Vilarinho,Lúcia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893
Resumo: Trata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos.
id UNESP-8_76d08238fde63c1648002695a8788595
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500893
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduaçãoSistema Único de SaúdeEducação em saúdeServiços de integração docente-assistencialPromoção da saúdeTrata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1345info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Marize Melo dosNétto,Otacílio Batista de SousaPedrosa,José Ivo dos SantosVilarinho,Lúcia da Silvapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500893Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
title PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
spellingShingle PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
Santos,Marize Melo dos
Sistema Único de Saúde
Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Promoção da saúde
title_short PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
title_full PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
title_fullStr PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
title_full_unstemmed PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
title_sort PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação
author Santos,Marize Melo dos
author_facet Santos,Marize Melo dos
Nétto,Otacílio Batista de Sousa
Pedrosa,José Ivo dos Santos
Vilarinho,Lúcia da Silva
author_role author
author2 Nétto,Otacílio Batista de Sousa
Pedrosa,José Ivo dos Santos
Vilarinho,Lúcia da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Marize Melo dos
Nétto,Otacílio Batista de Sousa
Pedrosa,José Ivo dos Santos
Vilarinho,Lúcia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Promoção da saúde
topic Sistema Único de Saúde
Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Promoção da saúde
description Trata-se do relato da experiência vivida pelos atores dos cenários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil, desenvolvido entre setembro de 2012 e agosto de 2014. Para os atores envolvidos – alunos, preceptores e tutores – a experiência nos cenários de atuação foi fundamental para a aquisição de novas relações, novos conhecimentos, e a produção de novas subjetividades. Nesse contexto, a aproximação com os serviços e com o cotidiano da população passa a ser elemento desconstrutor da cultura do “profissional neutro, individualista e competitivo”, abrindo caminhos para a formação de profissionais comprometidos ética e socialmente. Assim, é possível inferir que o caminho oportunizado pela integração ensino-serviço-comunidade tem uma potência latente de transformação de saberes e fazeres, vivenciados em comunhão pelos diferentes atores envolvidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.1345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521398919168