Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara,Ana Maria Chagas Sette
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Grosseman,Suely, Pinho,Diana Lucia Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817
Resumo: O PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.
id UNESP-8_3ddd83820d3fca902ca96937b714ab53
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500817
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutoresEducação em saúdeServiços de integração docente-assistencialDocentesPessoal de saúdeO PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0940info:eu-repo/semantics/openAccessCamara,Ana Maria Chagas SetteGrosseman,SuelyPinho,Diana Lucia Mourapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500817Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
title Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
spellingShingle Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
Camara,Ana Maria Chagas Sette
Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Docentes
Pessoal de saúde
title_short Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
title_full Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
title_fullStr Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
title_full_unstemmed Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
title_sort Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores
author Camara,Ana Maria Chagas Sette
author_facet Camara,Ana Maria Chagas Sette
Grosseman,Suely
Pinho,Diana Lucia Moura
author_role author
author2 Grosseman,Suely
Pinho,Diana Lucia Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara,Ana Maria Chagas Sette
Grosseman,Suely
Pinho,Diana Lucia Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Docentes
Pessoal de saúde
topic Educação em saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Docentes
Pessoal de saúde
description O PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521140969472