O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511 |
Resumo: | O doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores. |
id |
UNESP-8_772333d246f3571a7217343f2556724b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100511 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisadorEnsino de pós-graduaçãoAcompanhamento da aprendizagemDiárioAnálise institucionalO doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190869info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Flávio AdrianoSilva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki dapor2020-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100511Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-10-19T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
title |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
spellingShingle |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador Borges,Flávio Adriano Ensino de pós-graduação Acompanhamento da aprendizagem Diário Análise institucional |
title_short |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
title_full |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
title_fullStr |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
title_full_unstemmed |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
title_sort |
O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador |
author |
Borges,Flávio Adriano |
author_facet |
Borges,Flávio Adriano Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges,Flávio Adriano Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de pós-graduação Acompanhamento da aprendizagem Diário Análise institucional |
topic |
Ensino de pós-graduação Acompanhamento da aprendizagem Diário Análise institucional |
description |
O doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524532064256 |